Portaria Presidência TRE/PI nº 357/2010

Identificação

Portaria Presidência nº 357/2010

Situação

Vigente

Origem

Processo Administrativo nº

Publicação

DJE nº 062, de 08/04/2010

Normas correlatas

Observação

Texto Original (Formato PDF)

Texto

PORTARIA Nº 357/2010







O DESEMBARGADOR RAIMUNDO EUFRÁSIO ALVES FILHO, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e

CONSIDERANDO a aprovação do plano estratégico deste Tribunal, que delineou sua missão, visão de futuro e objetivos estratégicos,

CONSIDERANDO a necessidade de alinhar as ações estratégicas deste Tribunal às Recomendações do Conselho Nacional de Justiça,

CONSIDERANDO que a gestão e o trabalho por projetos possibilitam a efetivação e concretização dos objetivos estratégicos,

CONSIDERANDO que a gestão de projetos contribui para a melhoria do controle gerencial das atividades desenvolvidas por este Tribunal, bem como maior qualidade na execução das atividades,

CONSIDERANDO a imperiosa necessidade de que este Tribunal estabeleça formas de sistematizar o trabalho em etapas a serem cumpridas, definindo o que a Instituição pretende fazer, por quê deve fazer e que resultados pretende alcançar,

RESOLVE:

Art. 1° - Padronizar, na forma dos Anexos I e II, os procedimentos para elaboração dos planos de projetos desenvolvidos pelas Unidades Administrativas deste Tribunal.

Art. 2º - O Plano do Projeto deverá conter as seguintes informações:

I- Descrição da finalidade, do escopo e dos objetivos do projeto;

II- Descrição dos produtos e serviços gerados pelo projeto;

III- Descrição da equipe do projeto;

IV- Descrição do processo de gerenciamento do projeto, a programação dos principais marcos e entregas do projeto;

V- Descrição do processo de monitoramento dos resultados do projeto,

VI- Descrição dos processos de aquisição de bens e contratação de serviços necessários ao projeto;

VII- Descrição dos riscos identificados no projeto e das ações de resposta a esses riscos.

Art.3º - As Unidades Administrativas deverão apresentar, por meio de memorando, o Plano do Projeto à Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão que, após análise, encaminhará à Diretoria Geral para autorização.

Art.4° - Em sendo autorizado, será designado o gestor do projeto responsável pelas fases do Ciclo de Vida do Projeto do TRE-PI.

Parágrafo único – a execução do projeto deverá observar o constante do Anexo II desta Portaria.

Art.5° - A Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão exercerá atividades de assessoramento técnico aos gestores do projeto, auxiliando na elaboração de propostas e na condução das etapas da execução do Plano.

Parágrafo único – Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão deve informar, periodicamente, à Diretoria Geral deste Tribunal, os dados concernentes ao Ciclo de Vida do Projeto.

Art. 6º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.



Teresina, 30 de março de 2010



Des. RAIMUNDO EUFRÁSIO ALVES FILHO
Presidente do TRE-PI







ANEXO I

NOME DO PROJETO
Plano do Projeto

1. Escopo ou Finalidade do Projeto

{Descrever de forma sucinta o escopo do projeto, sua abrangência, sua demanda, a que ele se propõe. Descrever também os limites do projeto, ou aqueles itens que não compõem o escopo do projeto, não serão executados e que eventualmente poderiam ser reclamados no futuro.}

2. Alinhamento Estratégico

{Indicar o tema e o objetivo estratégico aos quais o projeto contribuirá diretamente para o alcance.}

3. Clientes ou partes interessadas

{Elencar as unidades administrativas diretamente impactadas pela implementação do projeto e que contribuem ativamente com informações para a elaboração e desenvolvimento do projeto.}

4. Justificativa

{Descrever o impacto do projeto para o alcance do tema e do objetivo estratégico relacionados. A justificativa pode conter breve análise da situação atual e do problema (ou demanda) que o projeto pretende solucionar; as conseqüências caso o projeto não seja realizado (riscos); pesquisas realizadas, experiências anteriores e benchmarking, ou prática de referência em excelência que justifica o projeto.}

5. Indicadores e Metas do Projeto

{As metas devem expressar os resultados desejados, definindo o que o projeto pretende realizar e/ou melhorar, de forma mensurável e com prazos determinados. Os indicadores estão sempre associados às metas do projeto e devem mensurar os resultados alcançados. Deve-se utilizar pelo menos os três indicadores abaixo, pelo menos um diretamente ligado ao resultado do projeto e outros dois ligados ao gerenciamento do cronograma e dos custos do projeto.}



INDICADOR DE RESULTADO DO PROJETO:

(descrever o nome do indicador de resultado do projeto)

LINHA DE BASE:

(indicar o desempenho atual referente ao indicador de resultado do projeto)

ΜΕΤΑ

(descrever o resultado desejado, o indicador e a data prevista para atingimento do resultado)



INDICADOR DE CONTROLE DO PROJETO:

Índice de cumprimento do cronograma

LINHA DE BASE:

Linha de base de tempo do projeto

ΜΕΤΑ

Concluir o projeto no prazo previsto



INDICADOR DE CONTROLE DO PROJETO:

Índice de cumprimento do orçamento do projeto

LINHA DE BASE:

Linha de base de custo do projeto

ΜΕΤΑ

Concluir o projeto com os recursos previstos



6. Marcos e Entregas do Projeto

{Descrever os principais marcos do projeto e o seu cronograma previsto, com datas de início e término e os responsáveis para cada um deles. Descrever também as áreas parceiras ou intervenientes, internas ou externos à organização, diretamente envolvidas na construção dos produtos do projeto.

Marcos são elementos significativos para o projeto, como, por exemplo, o encerramento de uma fase ou etapa que caracteriza um resultado importante para o projeto, etapa esta que deve ser concluída para o sequenciamento das atividades do projeto. Já as entregas são os produtos e serviços gerados pelo projeto, com suas datas previstas.

Por exemplo, em uma construção civil temos como marcos a fundação, a estrutura construída, o acabamento concluído, e por último, a casa pronta. Como exemplos de entregas, temos: a pintura do imóvel, a instalação hidráulica concluída, a instalação elétrica concluída, etc.}



Estrutura de Decomposição de Trabalho (EDT)

Cronograma Início

Cronograma Término

Área Interveniente

Marco (ou Resultado) 1:

Entrega (ou Produto) 1.1:

Entrega (ou Produto) 1.2:

Entrega (ou Produto) 1.n:

Marco (ou Resultado) 2:

Entrega (ou Produto) 2.1:

Entrega (ou Produto) 2.2:

Entrega (ou Produto) 2.n:

Marco (ou Resultado) n:

Entrega (ou Produto) n.1:

Entrega (ou Produto) n.2:

Entrega (ou Produto) n.n:



7. Custos do projeto

{Descrever os itens que precisam ser providenciados e/ou adquiridos e/ou contratados para a implementação do projeto, classificados nas categorias abaixo, com indicação obrigatória de todos os itens.}

Categoria

Detalhamento

Responsável pela Aquisição

Método de Aquisição

Data Limite para Aquisição

Exercício Financeiro

Custo Estimado

Realização de obras e instalações

Aquisição de equipamentos (permanente)

Aquisição de material (consumo)

Diárias e passagens

Serviços de Terceiros

Treinamentos

Total:



8. Riscos do Projeto

{Descrever os riscos que possam impactar a realização do projeto, sua categoria, probabilidade, impacto e severidade.}

Categoria: Custo/Tempo/Qualidade/Outros

{classificar os riscos em uma categoria}

Probabilidade: (1) Baixa; 2 (Média); 3 (Alta); (4) Muito Alta

{classificar os riscos de acordo com a sua probabilidade de ocorrência, ou a chance do evento vir a acontecer, na percepção do gerente do projeto}

Impacto: (1) Baixo; (2) Médio; (3) Alto; (4) Muito Alto

{classificar os riscos de acordo com o impacto causado, caso ocorram. Por exemplo, se vier a faltar a maior parte dos recursos para a realização do projeto, o impacto pode ser alto ou muito alto}

Severidade: Impacto x Probabilidade, de 1 a 3 - baixo risco

de 4 a 5 - médio risco

de 6 a 9 - alto risco

de 10 a 16 - altíssimo risco

{para o exemplo dado, se considerarmos uma probabilidade média (2) de faltar recursos para o projeto, e um impacto muito alto (4) caso ele ocorra, teremos uma severidade (8) identificada como de ALTO RISCO.}

Resposta: {a partir da análise, o gerente do projeto deve planejar uma resposta para cada risco identificado, dentre as abaixo:

  • Evitar o risco, mudando o plano do projeto para eliminar o risco, ou

  • Transferir o risco, ou trocar a conseqüência da ocorrência, se houver, com um terceiro, como, por exemplo, contratar um seguro, ou

  • Mitigar o risco, ou trabalhar para reduzir a probabilidade de ocorrência do risco e os seus possíveis impactos, ou

  • Aceitar o risco, ou assumir a possibilidade de ocorrência do risco, traçando um Plano de Contingência para ativação nas ocorrências.}

IDENTIFICAÇÃO

Se (Causa)

Então (consequência)

Categoria

Probabilidade

Impacto

Severidade

Resposta



9. Gestor do Projeto

Nome

Cargo

Telefone

Endereço Eletrônico

Lotação



10. Apresentação do Projeto

Elaborado por

Data

Assinatura

{gerente do projeto}

Revisado por

Data

Assinatura

{titular da unidade}

Recebido por/Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão

Data

Assinatura

Ciente das Áreas Intervenientes

Data

Assinatura

{titular da unidade}

{titular da unidade}

{titular da unidade}

Aprovado por/ Diretoria Geral

Data

Assinatura



11. Histórico de Revisões

Data

Versão

Descrição

Revisado por

Aprovado por





Anexo II

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