ECOnomia -Transporte Compartilhado

Logotipo ECOnomia -Transporte Compartilhado

O projeto ECOnomia - Transporte Compartilhado foi pensado a partir da necessidade do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região e Tribunal de Justiça do Piauí em promover um maior desenvolvimento sustentável no dia a dia das atividades dos tribunais.

Dessa forma, surgiu a ideia de compartilhar a frota de veículos entre os tribunais nas viagens para outros municípios, ao tempo em que se cumpre a Meta Nacional 9 do Conselho Nacional de Justiça e o art. 9º, XV da Portaria CNJ nº 353/2024 (Prêmio CNJ de Qualidade 2024).

O seu desenvolvimento se deu em conjunto com os Laboratórios de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22), propõe uma solução inovadora para a gestão de recursos, com foco na sustentabilidade e na otimização do uso da frota dos tribunais. 

O projeto possui um cronograma de ações com atividades definidas entre os tribunais para cada etapa da implementação, garantindo o acompanhamento e a avaliação do progresso.

Seguindo a principiologia da Resolução CNJ nº 395/2021, o projeto é baseado na cultura da inovação, foco no usuário, participação, colaboração, acessibilidade, sustentabilidade socioambiental, desenvolvimento sustentável, desburocratização e transparência.

Além disso, é alinhado à Agenda 2030, tendo como foco o ODS 6 (Água Limpa e Saneamento), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) e ODS 13 (Ação Climática).

A participação dos Laboratórios de Inovação do TRE-PI, TJPI e TRT22 no desenvolvimento do projeto atesta a colaboração interinstitucional, com a divisão de trabalho e responsabilidades explicitadas, gerando diversos benefícios, como a redução de custos com transporte, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa, a destinação de materiais recicláveis para entidades sociais, a geração de renda para essas entidades e o incentivo à cultura da reutilização e reciclagem, contribuindo para a sustentabilidade e para a inclusão social.
 
 Os benefícios do projeto ECOnomia - Transporte Compartilhado: redução de custos com transporte; diminuição do impacto ambiental; geração de renda para entidades sociais e melhoria da gestão de recursos, dentre outros.

O projeto ECOnomia - Transporte Compartilhado representa um passo importante para a modernização do Poder Judiciário piauiense, demonstrando a importância da inovação para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo. 

Anexos:

Plano de ação do projeto ECOnomia com cronograma de atividades.

Plataforma RenovaJud

Protótipo Painel Economia - Transporte Compartilhado

Acordo de Cooperação TRE-PI, TRT22 e TJPI