TRE-PI empossa novos membros substitutos da Corte Eleitoral Piauiense
...
Em cerimônia presencial realizada na manhã desta quarta-feira (08/01), em seu auditório, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) empossou a Desembargadora Lucicleide Pereira Belo e o desembargador Dioclécio Sousa da Silva como novos integrantes da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), na qualidade de membros substitutos, na classe Desembargador.
A nova e o novo integrantes da Corte Eleitoral substituem os desembargadores José Wilson Ferreira de Araújo Júnior e Aderson Antônio de Brito Nogueira para um mandato de dois anos, em razão do término do primeiro biênio de serventia eleitoral de ambos. Os novos membros foram indicados pelo plenário do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) na 76ª Sessão Extraordinária Administrativa, realizada em 19 de dezembro de 2024.
Em ato contínuo, a magistrada Maria Célia Lima Lúcio também foi empossada como a nova juíza auxiliar da Presidência do TRE-PI, em substituição ao juiz Valdemir Ferreira Santos cujo mandato encerrou-se em 07/01/25.
A solenidade foi conduzida pelo Presidente do TRE-PI, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins onde na abertura enalteceu as qualidades das duas magistradas e do magistrado empossados declarando seu apreço e admiração por todos. Também fizeram parte da mesa de honra o Vice presidente e Corregedor do TRE-PI, Desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas; as duas magistradas e o magistrado empossados.
De início o Presidente do TRE-PI passou a palavra para o Juiz Federal, Nazareno César Moreira Rêis, membro da Corte do TRE-PI para saldar os empossados onde na oportunidade ele fez um breve comentário do currículo de cada um afirmando ser eles um grande reforço e de substancial importância para o tribunal e para a sociedade.
Em seguida a Desembargadora Lucicleide Pereira Belo agradeceu ao Dr. Nazareno pelas elogiosas palavras afirmando que cada conquista de uma mulher é uma porta aberta para todas as outras. “Ser hoje a 3ª mulher a compor este TRE-PI é um marco e uma honra para mim, assim renovo meu compromisso com a imparcialidade sempre buscando uma justiça forte a serviço do cidadão e da cidadã”, disse.
Continuando o Desembargador Dioclécio Sousa agradeceu aos membros do TJ-PI pela sua indicação para o TRE-PI como membro substituto na classe de Desembargador e lembrou que já foi membro titular da Corte Eleitoral do TRE-PI, na categoria de Juiz de Direito, no período de 2013 a 2015 bem como Juiz titular da 2ª Zona Eleitoral da capital. “Aqui é a casa da Democracia, seu presidente. A Justiça Eleitoral tem superado desafios e dificuldades ao longo dos tempos mesmo assim é uma tradição desse Tribunal de fazer cada vez melhor pela democracia”, pontuou.
Por fim a Juíza Maria Célia saldou todo corpo do TRE-PI em nome de sua Diretora, Dra. Silvani Maia Resende Santana afirmando sentir-se honrada pela magnitude do cargo que estava assumindo naquele momento. Em seu discurso ela informou também, que foi membro titular da Corte Eleitoral do TRE-PI no biênio 2015/2017 e que estava muito feliz ao retornar a esta casa no exercício de Juíza Auxiliar da Presidência.
“Sr. Presidente, em apenas um ano Vossa Excelência já empossou 5 magistradas demonstrando assim, grande apoio a Política de Gênero dessa Justiça Especializada. Reafirmo, portanto, meu compromisso com a Justiça e que Deus nos conceda a sabedoria necessária para exercer cada função que nos é confiada”, finalizou.
Fonte: Serv. de Imp. e Com. Social do TRE-PI (IMCOS)
Produção e publicação da notícia: Xavier Filho (IMCOS/TRE-PI)
Fotos: Carolina Matta (IMCOS/TRE-PI)