Comitê Gestor de Atenção Prioritária ao 1º Grau realiza primeira reunião
A transição da gestão anterior para a nova administração, a definição do calendário de reuniões deste ano, além da eleição da nova coordenação fizeram parte da pauta do encontro

As novas e os novos integrantes do Comitê Gestor de Atenção Prioritária ao 1º Grau de Jurisdição - CGRP 1º Grau, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), eleito no final de março de 2025, realizaram na manhã desta quinta-feira (24/4), por videoconferência, a primeira reunião do Ciclo 2025/2027.
Na pauta do encontro, a eleição da/do Coordenador/Coordenadora; a transição da gestão anterior para a nova administração recentemente escolhida em votação direta entre magistradas, magistrados, servidoras e servidores; a definição do calendário das reuniões em 2025; e o repasse das agendas de trabalho em andamento.
A juíza eleitoral titular da 32ª Zona Eleitoral, sediada em Altos -PI, Carmen Maria Paiva Ferraz Soares foi eleita para coordenar o colegiado e o juiz eleitoral titular da 24ª Zona Eleitoral, localizada em José de Freitas - PI, Luis Henrique Moreira Rego, foi eleito suplente.
Novas/novos integrantes
A eleição para as novas e os novos integrantes do Comitê foi realizada no final de março/2025 para o preenchimento de duas vagas de magistradas/magistrados e outras duas vagas para servidora/servidor e os respectivos suplentes.
Foram escolhidos na categoria magistrados - membros titulares: Carmen Maria Paiva Ferraz Soares e Luis Henrique Moreira Rego -; e membros suplentes: José Cláudio Diógenes Porto - 26ª Zona Eleitoral - Parnaguá e Cássia Lage de Macedo - 41ª Zona Eleitoral - Esperantina.
Na categoria servidores - membros titulares e suplentes foram eleitos respectivamente: Eudnaide Aguiar Castro - 63ª Zona Eleitoral - Teresina e Margareth Alacoque de Amorim - 4ª Zona Eleitoral - Parnaíba, ambas titulares; e Ítalo Fernandes da Silva - 22ª Zona Eleitoral - Corrente, como suplente.
O Comitê
O Comitê Gestor Regional de Atenção Prioritária ao 1º Grau de Jurisdição - CGRP 1º Grau foi instituído no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), através da Portaria Presidência do TRE-PI nº 157/2023, publicada nesta terça-feira (18) no Diário da Justiça Eletrônico - DJE nº 67/2023.
De acordo com o normativo, o CGRP em consonância com as linhas de atuação definidas pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, ao instituir a Política Nacional de Atenção Prioritária ao 1º Grau de Jurisdição, terá como atribuições:
Coordenar e implementar projetos para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral piauiense em seu primeiro grau de jurisdição;
Fomentar a participação das/dos serventuários(as) dessa Justiça Especializada no desenvolvimento de ações que reconheçam e valorizem o trabalho executado em 1º Grau;
Atuar na interlocução e no compartilhamento de boas práticas entre a Rede de Priorização do 1º Grau, a Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário e os Comitês Gestores Regionais;
Promover a interação entre a Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica - ASPLAN, do TRE-PI e a Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário;
Fomentar diálogo interinstitucional e a participação de instituições públicas e privadas relacionadas ao sistema de justiça no cumprimento da Política Nacional de Atenção Prioritária ao 1º Grau, promovendo, para isso, reuniões e outros eventos necessários à consecução desse trabalho;
Auxiliar o TRE-PI no cumprimento da Res. CNJ nº 195/2014 que dispõe sobre o orçamento de 1º e 2º Graus nos tribunais brasileiros;
Monitorar, avaliar e divulgar os resultados alcançados.
De acordo com a Portaria publicada, a/o Coordenador/Coordenadora do CGRP será escolhida/escolhido entre juízas e juízes não vinculados a órgão diretivo do TRE-PI, eleitas/eleitos por suas/seus pares. Nas ausências ou impedimentos da/do presidente do Comitê, as reuniões serão presididas por sua/seu suplente ou, na ausência de ambos, pela pessoa titular da Diretoria Geral.
Essa/esse coordenador/coordenadora indicará uma/um servidor/servidora para integrar o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - LIODS/TRE-PI.
As/os integrantes do CGRP 1º Grau terão mandatos de 2 (dois) anos, sendo possível uma recondução e se reunirão, no mínimo, com periodicidade trimestral. As deliberações serão realizadas por maioria de votos.
Mais informações veja o inteiro teor da Portaria no DJE Ano 2023 - nº 67, de 18.04.2023.
Fonte: Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica - ASPLAN/TRE-PI
Foto: print tela da reunião
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI