TRE-PI conquista 1º Lugar no Prêmio Inovação do Poder Judiciário
..
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) conquistou nesta sexta-feira (13/9) o 1º lugar no Prêmio Inovação do Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O anúncio do resultado foi feito na manhã desta sexta-feira (13/9) no encerramento do 4º Fest Lab - Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, realizado no Rio de Janeiro nos dias 11, 12 e 13 de setembro deste ano.
O projeto premiado foi implantado este ano e é uma iniciativa inovadora de compartilhar a frota de veículos entre os tribunais (TRE, Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22). A ideia é reduzir custos, otimizar o uso dos veículos e contribuir para a redução dos gases poluentes.
Presentes à cerimônia o Juiz da 27ª Zona Eleitoral do Piauí - Luzilândia, Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira e a servidora Ana Beatriz Gori Sampaio, integrantes do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - LIODS do TRE-PI.
"Temos aqui um fluxo simples e eficiente. Toda vez que um tribunal desejar realizar um transporte, primeiro ele consulta o calendário de transporte de outros tribunais, os tribunais parceiros, existindo ali a possibilidade de um transporte, a gente registra a vaga e aceitando o tribunal requerido, e é feita a comunicação e é realizado o transporte de maneira compartilhada. A ideia, portanto, é uma carona institucionalizada, buscando um sistema de justiça cada vez mais eficiente e também sustentável”, afirmou o juiz ressaltando a parceria com o TJ/PI e o TRT.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, parabenizou os idealizadores do projeto e disse que uma ideia simples que tem repercussão tanto nos custos dos tribunais como ao meio ambiente. “Estamos muito felizes com esse prêmio. Quero parabenizar os servidores do Laboratório de Inovação do TRE na pessoa do juiz doutor Thiago Aleluia e dizer também que nem sempre inovação é tecnologia. Às vezes uma ideia simples, sem uso da tecnologia, é também uma inovação como aconteceu nesse caso. Por exemplo, o TRE sai daqui de Teresina com o caminhão de urnas eletrônicas para a cidade de Corrente e voltava vazio. Então, com esse projeto, a ideia é que vamos economizar combustível, otimizar as ações e preservar o meio ambiente”, ressaltou o presidente.
ECOnomia - Transporte Compartilhado
O projeto ECOnomia - Transporte Compartilhado foi pensado a partir da necessidade do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região e Tribunal de Justiça do Piauí em promover um maior desenvolvimento sustentável no dia a dia das atividades dos tribunais.
Dessa forma, surgiu a ideia de compartilhar a frota de veículos entre os tribunais nas viagens para outros municípios, ao tempo em que se cumpre a Meta Nacional 9 do Conselho Nacional de Justiça e o art. 9º, XV da Portaria CNJ nº 353/2024 (Prêmio CNJ de Qualidade 2024).
O seu desenvolvimento se deu em conjunto com os Laboratórios de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT22), propõe uma solução inovadora para a gestão de recursos, com foco na sustentabilidade e na otimização do uso da frota dos tribunais.
O projeto possui um cronograma de ações com atividades definidas entre os tribunais para cada etapa da implementação, garantindo o acompanhamento e a avaliação do progresso.
Seguindo a principiologia da Resolução CNJ nº 395/2021, o projeto é baseado na cultura da inovação, foco no usuário, participação, colaboração, acessibilidade, sustentabilidade socioambiental, desenvolvimento sustentável, desburocratização e transparência.
Além disso, é alinhado à Agenda 2030, tendo como foco o ODS 6 (Água Limpa e Saneamento), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) e ODS 13 (Ação Climática).
A participação dos Laboratórios de Inovação do TRE-PI, TJPI e TRT22 no desenvolvimento do projeto atesta a colaboração interinstitucional, com a divisão de trabalho e responsabilidades explicitadas, gerando diversos benefícios, como a redução de custos com transporte, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa, a destinação de materiais recicláveis para entidades sociais, a geração de renda para essas entidades e o incentivo à cultura da reutilização e reciclagem, contribuindo para a sustentabilidade e para a inclusão social.
Os benefícios do projeto ECOnomia - Transporte Compartilhado: redução de custos com transporte; diminuição do impacto ambiental; geração de renda para entidades sociais e melhoria da gestão de recursos, dentre outros.
O projeto ECOnomia - Transporte Compartilhado representa um passo importante para a modernização do Poder Judiciário piauiense, demonstrando a importância da inovação para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.
Fonte: Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica - ASPLAN/TRE-PI
Imagem: CNJ
Yala Sena / Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI