Autocuidado, Resiliência e Apoio marcam Setembro Amarelo 2024 no TRE-PI

..

..

O autocuidado com a saúde mental, os gatilhos que trazem esperança ou tiram a calma, as situações desafiadoras, rede de apoio, motivos de gratidão, ações para relaxar, distrair e se acalmar, contatos para acolhimento, esses e outros temas foram abordados na oficina: "Saúde Mental e Valorização da Vida", promovida na manhã desta terça-feira (10/9), no auditório Desembargador Vicente Ribeiro Gonçalves, no prédio sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pìauí (TRE-PI), com transmissão ao vivo pelo canal do tribunal no YouTube com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

O evento teve o patrocínio da Associação das Servidoras e dos Servidores da Justiça Eleitoral no Piauí - ASJEPI, e marca a participação do TRE-PI nas celebrações mundiais pelo Setembro Amarelo, com destaque para o Dia Mundial de Valorização da Vida Humana e da Saúde Mental - 10 de setembro.

A oficina foi ministrada pela psicóloga do TRE-PI, Kézia Stéfani de Oliveira Lopes, que além da explanação do tema também ministrou atividade prática, apresentou locais e contatos para acolhimento e distribuiu cartilha com o Plano Individual de Resiliência - PIR. "Precisamos observar o contexto das nossas emoções, reconhecê-las, conhecer nossos limites e buscar ajuda quando necessário. O que me deixa mais cheio de vida? E mais vazio?", pontuou. A psicóloga também apresentou fatores de risco à saúde mental e fatores de proteção e destacou que se não podemos mudar nosso ambiente, pudemos mudar nosso foco. "É normal se emocionar e essas emoções nos levam a ter pensamentos, e pensamentos não são a realidade, são representações do que eu acho. Lembre de pelo menos três coisas pelas quais você deve ser grato", ponderou.

A programação foi aberta pela Diretora Geral e Coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do TRE-PI, Silvani Maia Resende Santana, que destacou a importância desse momento de pausa e reflexão sobre a vida, sobre os nossos propósitos e a nossa rotina. "Em meio a um calendário exíguo de um processo eleitoral desafiador fazemos essa pausa importante para reflexão sobre a vida, sobre como enfrentamos nossos medos e dificuldades. Precisamos ter essa consciência de parar e refletir. Nenhum trabalho é maior do que a vida. Devemos sempre perseverar, olhar para as ações afirmativas, para os pontos positivos, para as oportunidades de capacitação, para as coisas mais positivas da vida. Coloque os problemas dentro da vida e nunca a vida dentro dos problemas. A vida é sempre maior do que todos eles", afirmou a Diretora Geral.

Ao final da oficina foi servido um brunch de confraternização.

O Setembro Amarelo no âmbito do Tribunal também previu a iluminação das fachadas do TRE-PI e do Fórum Eleitoral de Teresina com luz na cor amarela e o incentivo ao uso de vestimentas na cor amarela pelas servidoras e pelos servidores da Justiça Eleitoral no Piauí, ao longo de todo o mês de setembro.

Esta campanha faz parte do Calendário Anual de Eventos do TRE-PI, que inclui ações, eventos e campanhas desenvolvidas pela SGP, em parceria com as demais unidades do tribunal, visando além dos objetivos já citados, promover a inclusão, solidariedade e empatia, em conformidade com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

SGP com você

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através de sua Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP, no entendimento de que é fundamental cuidar de seu corpo funcional, disponibiliza as suas servidoras e aos seus servidores, durante o período eleitoral, um pool de atendimento psicológico oferecido pelas psicólogas e pelos psicólogos de toda a Justiça Eleitoral que tenham formação nessa área.

O objetivo dessa força tarefa é oferecer atendimento psicológico individual e online visando o acolhimento e a realização de intervenções breves por meio de agendamento prévio, respeitando o sigilo profissional, a confidencialidade e a intimidade.

Esses atendimentos específicos se caracterizam como um processo terapêutico de curta duração.

Mais informações entre em contato com a Seção de Atenção Social e Psicológica - SEASP/CATS/SGP do TSE, pelo telefone: (61) 3030-8501; e-mail: seasp@tse.jus.br; titular: Sônia Resende.

Fonte: Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP/TRE-PI

Foto: Keity Coimbra – IMCOS/TRE-PI

Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido