TRE-PI debate amadurecimento e projetos futuros de servidoras e servidores
..
Uma roda de conversa sobre saúde física, mental e financeira de servidoras e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e o lançamento do programa de preparação para a aposentadoria do tribunal foi a pauta do evento "Construindo o Amanhã - Desafios e Possibilidades" realizado na manhã desta quarta-feira (9/10) no auditório do TRE-PI.
Durante a programação também foi lançado o plano de preparação para aposentadoria do TRE-PI, fornecidas informações relevantes sobre amadurecimento com saúde inclusive cognitiva, realizada dinâmica com a plateia, respondidas perguntas e dúvidas sobre o conteúdo apresentado, sorteio de brindes e servido um lanche de confraternização.
A iniciativa contou com a presença das palestrantes da médica geriatra, Deborah Carvalho Correia Bastos; da psicóloga do TRE-PI, Kézia Stéfani de Oliveira Lopes; e do especialista em finanças e servidor do tribunal, Álvaro Jaffe Cruz Barros.
Os trabalhos contaram ainda com a presença, pelo TRE-PI, da Juíza Auxiliar da Corregedoria, Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa; da Diretora Geral e Coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do tribunal, Silvani Maia Resende Santana; dos Secretários de Gestão de Pessoas, Tadeu Almeida Martins; de Administração, Orçamento e Finanças, José Alves Siqueira Filho; de Tecnologia de Informação, Anderson Cavalcanti de Lima; e Judiciário, Walter Schel Alves da Costa Raposo; do Coordenador de Pessoal, Danilo Carvalho Franco Pereira, entre outras servidoras e servidores.
O encontro teve como objetivo oferecer ao corpo funcional do TRE-PI informações e estratégias para melhoria da qualidade de vida e de valorização de servidoras e servidores, com foco na etapa futura de aposentadoria.
A reunião também celebrou o Dia Internacional da Terceira Idade e o Dia Nacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro, e foi organizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP e Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento - COEDE.
As pessoas idosas representam mais de 15% de brasileiras e brasileiros e, em 2030, o número dessa faixa etária deverá superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos.
O Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741) foi aprovado pelo Congresso Nacional em 1º de outubro de 2003 para regular questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
Para envelhecer com dignidade existem garantias aos direitos das pessoas idosas que fomentam a sua valorização. Dessa maneira, torna-se uma prioridade social, conforme o art. 3.º do referido Estatuto, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Direitos garantidos as pessoas idosas
O atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;
A preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;
A destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso;
A viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio da pessoa idosa com as demais gerações;
A priorização do atendimento da pessoa idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;
A capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços as pessoas idosas;
O estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais de envelhecimento;
A garantia de acesso à rede de serviços de saúde, como o SUS, por exemplo, e de assistências sociais locais;
A prioridade no recebimento da restituição do imposto de renda.
Fonte: Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento - COEDE
Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP/TRE-PI
Fotos: Keity Coimbra - TRE-PI
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI