"Pacto pela Sustentabilidade reforça proteção ao Meio Ambiente e Governança"
..
Ao assinar o Pacto Nacional do Poder Judiciário pela Sustentabilidade, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, ressaltou que a iniciativa vai reforçar a proteção ao meio ambiente e a boa governança.
O Piauí é um dos pioneiros no compromisso que foi assinado nesta quinta-feira (24) na 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade, promovido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em Brasília.
Com o Pacto, todos os tribunais e Conselhos assumem compromissos de em 12 meses adotarem ou ampliarem ações em defesa do clima, da responsabilidade social e da governança. Os pilares incluem desde adoção de programas como “Carbono Zero”, para redução da emissão de gases do efeito estufa, priorizar ações climáticas, promover educação ambiental, prestar serviços para população em vulnerabilidade e ampliar acessibilidade, transparência e a informação à sociedade.
O TRE do Piauí já vem adotando uma série de ações para a sustentabilidade e a responsabilidade social. Desde a redução do uso de papel, copos descartáveis, incentivo a energia limpa e por campanhas eleitorais menos poluentes. O desembargador Sebastião Ribeiro Martins ressaltou que a adesão ao Pacto Nacional pela Sustentabilidade insere o TRE do Piauí no debate sobre as questões climáticas, temas urgentes.
“O pacto vai impulsionar adoção de ações, iniciativas e projetos para reforçar a proteção ao meio ambiente, a promoção do bem-estar social e a boa governança. Inicialmente 16 Tribunais assinaram, entre eles o do Piauí sendo pioneiro, mas a intenção é que todos os 91 Tribunais assinem o Pacto como sugeriu o ministro Luís Roberto Barroso”, disse o presidente do TRE-PI.
O Pacto foi assinado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso e pelo conselheiro Guilherme Feliciano, que preside a Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do CNJ.
A chefe do Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão - NSA, do TRE-PI, Maria Elisabeth de Sousa Aguiar Shuck, também participou da Conferência juntamente com o presidente do TRE-PI.
Projeto Selo Partido Sustentável foi selecionado
Um projeto do Piauí foi destaque no 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade, em Brasília. A iniciativa “Eleições Sustentáveis com a criação do Selo Partido Sustentável” da campanha “Recicla TRE-PI” foi selecionada no evento. Um total de 150 projetos concorreram, sendo 26 selecionados.
Outra iniciativa pioneira do TRE-PI que foi destaque nacional em programa da Globo News foi a disponibilização de intérpretes de LIBRAS na Ouvidoria e no Disque Eleições, na véspera e no dia do pleito para atendimento a pessoas com deficiência.
Fonte: Conselho Nacional de Justiça e Serviço de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI
Fotos: CNJ e Elisabeth Shuck - NSA/TRE-PI
Yala Sena e Donardo Borges- IMCOS/TRE-PI