TRE do Piauí apresenta ferramenta pioneira para acompanhar cotas do horário eleitoral
..
Uma ferramenta criada no Piauí, que combate às desigualdades de gênero no horário eleitoral, foi apresentada nesta sexta-feira (22), durante o 86º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel). O evento, que reúne todos os presidentes regionais do País, aconteceu em João Pessoa, na Paraíba.
O sistema pioneiro – o CotaHE – auxilia no acompanhamento do cumprimento das cotas da distribuição de tempo de propaganda eleitoral determinadas pela Resolução nº 23.610 e alterações.
A apresentação foi feita pelo presidente do TRE do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins e o secretário de Tecnologia da Informação, Anderson Lima. O projeto foi uma demanda do Comitê Gestor de Política de Gênero do TRE-PI.
No Piauí, das 8.914 candidaturas nas eleições municipais, 2.954 foram de mulheres, o que representa 33% de participação feminina.
No evento, foi apresentado o sistema que mostra os dados dos candidatos e candidatas, distribuições de inserções, entrega de mídia, cálculo das cotas e planos de mídia.
“É uma ferramenta que mostra o avanço da justiça eleitoral no combate às desigualdades de gênero e cor/raça com as inovações trazidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, disse o presidente do TRE-PI.
Pela legislação atual, o percentual de candidaturas de mulheres deve ser no mínimo 30%. Este ano, pela primeira vez, a propaganda eleitoral teve que ser destinada proporcional ao percentual de candidaturas de mulheres negras e não negras, calculado com base no total de pedidos de registro e com base nas candidaturas de homens negros e não negros.
Anderson Lima apresentou os dados da eleição municipal do Piauí e como o sistema CotaHE funciona, ajudando a justiça eleitoral e a população.
O encontro nacional aconteceu durante todo o dia de hoje com debates sobre diversos temas relacionados à atuação da Justiça Eleitoral no país. Ao final do evento será divulgada a Carta de João Pessoa, documento que reunirá as deliberações discutidas para encaminhamento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).