Sustentabilidade no Poder Judiciário
..
A Campanha de Sustentabilidade no Sistema de Justiça do Poder Judiciário está aberta e sendo promovida pela Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Conselho Nacional de Justiça - CNJ.
A entidade escolheu como slogan "Sustentabilidade, o futuro a gente faz agora" e informa querer evidenciar a preocupação com o efeito das queimadas em todo o território nacional e principalmente na Amazônia brasileira e no Pantanal, bem como das enchentes na região Sul do País.
Para isso, o CNJ elaborou o Plano de Ações 2024-2025 prevendo ações envolvendo, em seu âmbito, a reciclagem de papel, a racionalização dos pedidos de materiais de expediente e da impressão de escritos, a avaliação do sistema de ar-condicionado, redução do consumo de água, otimização do uso de equipamentos eletrônicos, instalação de pontos de coletas de resíduos recicláveis e de lixeiras coletivas, substituição de modelos de veículos oficiais por outros com menor emissão de carbono, adoção de canecas evitando uso de copos descartáveis, e promoção de contratações públicas observando o critério de sustentabilidade.
O documento pode ser acessado por meio da página no Portal do CNJ, através do seguinte link:
Para mais informações entre em contato com o Gabinete da Presidência da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do CNJ pelo telefone: (61) 2326-4970 e (61) 2326-4911 ou através do e-mail: gab.ggf@cnj.jus.br.
Planto de Logística Sustentável do CNJ
O Plano de Logística Sustentável do CNJ – PLS/CNJ é composto por medidas para minimizar os impactos causados ao meio ambiente, decorrentes das atividades do CNJ, visando impulsionar ações voltadas ao aperfeiçoamento da gestão administrativa.
Permite a institucionalização de práticas de sustentabilidade, visando à racionalização de gastos e consumo, por meio da construção de indicadores e metas, que apontem cada vez mais para o equilíbrio socioambiental daquilo que é praticado no CNJ.
O público-alvo do PLS/CNJ são magistradas/magistrados, servidores(as), estagiários(as) e terceirizados(as) do CNJ e, de forma indireta, os tribunais, a comunidade local e toda a sociedade.
A Comissão Gestora, instituída pela Portaria CNJ n. 207/2020, apresentou o PLS/CNJ, ciclo 2021-2026, instituído por meio da por meio da Portaria CNJ n. 22/2021, atualizado pela Portaria CNJ nº 132/2024.
Fonte e foto: Conselho Nacional de Justiça - CNJ
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI