Novembro Azul conscientiza sobre Saúde Masculina

..

..

Uma Roda de Conversa reunindo a médica urologista Silvana Sales de Deus Barbosa, a psicóloga Kézia Stefani de Oliveira Lopes e o empresário e educador físico, Francisco Filho, realizada no final da manhã desta quinta-feira (14/11), no Auditório Desembargador Vicente Ribeiro Gonçalves, no prédio sede do TRE-PI, marcou o encerramento da campanha "Novembro Azul".

A palestra foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE-PI, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, fez parte das ações desenvolvidas pelo tribunal, através de sua Secretaria de Gestão de Pessoas e de seu Serviço Médico que incluíram a distribuição de cartilha sobre o assunto e de broches com laços na cor azul aos presentes, coffee break de confraternização, além da decoração do prédio do tribunal e do Fórum Eleitoral em tom azul e da iluminação da fachada de ambos os edifícios com luz nessa cor.

Os trabalhos foram abertos pela Juíza Auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Ouvidora da Mulher e Presidente da Comissão de Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRE-PI, Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa e contaram com a presença da Diretora Geral e Coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do tribunal, Silvani Maia Resende Santana, e dos Secretários de Gestão de Pessoas - Tadeu Almeida Martins; Judiciário - Walter Schel Alves da Costa Raposo; de Administração, Orçamento e Finanças - José Alves Siqueira Filho; e de Tecnologia da Informação - Anderson Cavalcanti de Lima.

Em âmbito global, o “Novembro Azul” tem como meta sensibilizar e conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde e a importância da realização de exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é 17 de novembro. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, a cada três meses, cerca de 70 mil homens são diagnosticados com câncer de próstata no Brasil.

A campanha foi realizada pela primeira vez no Paí no ano de 2008, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia e teve origem na Austrália em 2003.

Exames Periódicos e Diagnóstico Precoce

A única forma de garantir a prevenção e a cura do câncer de próstata é através do diagnóstico precoce. Em estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, nessa fase, o paciente pode ser curado em mais de 90% dos casos. O porcentual diminui conforme a doença avança. Na fase 1, entre 90% e 95%; na fase 2, acima de 70%; na fase 3, por volta de 40% a 50%; na fase 4 não é mais uma doença curável, segundo o Instituto Vencer o Câncer.

Quando os sintomas de câncer de próstata surgem, a doença geralmente, já está em uma fase mais avançada. O indivíduo pode sentir dificuldade ou desconforto ao urinar, jato urinário fraco, urinar mais vezes e acordar à noite para urinar. Quando a doença atinge os gânglios, o homem pode ter dor pélvica e edema em membros inferiores. Quando vai para os ossos, podem surgir as dores ósseas, associadas com potenciais de fraturas e compressão de nervosos periféricos ou do próprio cordão medular. Também pode ser detectada a presença de sangue na urina ou no sêmen.

As Unidades Básicas de Saúde – UBS que compõem o Sistema Único de Saúde – SUS, oferecem consultas e encaminhamentos a tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Os principais exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, realizados para a detecção e o combate à doença são a dosagem de antígeno prostático específico; ultrassonografia de próstata via abdominal e transretal, e biópsia da próstata.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, junto com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Câncer de próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer - INCA.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;

• dores ao urinar;

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

• etnia: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

• obesidade.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Fonte: Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer, Sociedade Brasileira de Urologia, Secretaria de Gestão de Pessoas -SGP/TRE-PI, Agência Brasil e Serviço de Imprensa e Comunicação Social – IMCOS/TRE-PI

Fotos: Keity Coimbra - IMCOS/TRE-PI

Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI



ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido