TRE-PI presente em mais dois Pontos de Inclusão Digital - PID
Angical do Piauí e Marcolândia passarão a contar com pontos de atendimento da Justiça Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) inaugura nesta segunda-feira (24/6) em Angical do Piauí, e na próxima terça-feira (2/7), em Marcolândia, dois pontos de atendimento da Justiça Eleitoral a eleitoras e eleitores como parte do Projeto Justo Acesso, em parceira com o Tribunal de Justiça do Piauí.
A partir dessas datas, as pessoas moradoras destes municípios terão acesso, em suas próprias localidades e sem a necessidade de deslocamento à sede dos Cartórios Eleitorais, a gama de serviços eleitorais disponíveis como a impressão da 2ª Via do título de eleitor, emissão de certidões, localização de locais de votação, e multas eleitorais.
Estarão disponibilizados ainda os serviços de audiências virtuais, consulta processual, balcão virtual e Título NET Autoatendimento.
A iniciativa marca um avanço significativo no acesso aos serviços da Justiça Eleitoral em cidades que não são sede de Comarca, reafirmando o compromisso do TRE-PI em promover a inclusão digital e facilitar o acesso aos seus serviços, enfatizando a importância de avanços tecnológicos para aprimorar a vida dos cidadãos e a eficiência dos serviços públicos.
A jurisdição eleitoral de Angical do Piauí está a cargo do Cartório da 43ª Zona Eleitoral, localizada em Regeneração, e a de Marcolândia é abrangida pelo Cartório da 68ª Zona Eleitoral, sediada em Padre Marcos.
PID
Os Pontos de Inclusão Digital são parte essencial do compromisso do TRE-PI em facilitar a vida das cidadãs e dos cidadãos, permitindo a realização de atos processuais por videoconferência, como audiências e atendimentos eletrônicos.
Além dos serviços oferecidos pelo TRE-PI, os PIDs integram uma variedade de serviços do Sistema de Justiça e dos órgãos da Administração Pública. Entre eles estão o Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Tribunal Regional do Trabalho (TRT22), Tribunal Regional Federal (TRF1) e Ministério Público do Trabalho.
Fonte: Diretoria Geral-DG/TRE-PI
Arte: Conselho Nacional de Justiça - CNJ
Donardo Borges-IMCOS/TRE-PI