Eleições 2024: Iniciada nesta terça (27/2) análise das Resoluções
Normas orientarão partidos, candidatas, candidatos, eleitoras e eleitores sobre o que é permitido e vedado durante o processo eleitoral
A Justiça Eleitoral começou na noite desta terça-feira (27/2) a análise das resoluções que vão orientar partidos políticos, coligações e federações partidárias, candidatas e candidatos, eleitoras e eleitores sobre o que é permitido e vedado durante o período eleitoral.
Os normativos começaram a ser analisados pela Corte do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, em Brasília – DF, em sessão plenária ordinária. O objetivo é aprovar rapidamente as resoluções e dar conhecimento a todo o País das regras para o processo eleitoral deste ano. O prazo para publicação dos textos é o dia 5 de março.
Acesse aqui as minutas das resoluções de 2024
Audiências Públicas
Partidos políticos, entidades de classe, advogados, comunidade acadêmica e integrantes da sociedade civil encaminharam ao TSE, de 4 a 19 de janeiro, o recorde de quase mil sugestões, 945 no total exato, para o aprimoramento das minutas de resoluções do pleito.
Somente para efeito de comparação, nas audiências públicas que coletaram propostas sobre as normas que nortearam as Eleições Municipais de 2020, houve 178 sugestões. Para o pleito de 2022, as audiências públicas sobre as resoluções receberam 342 propostas de aperfeiçoamento.
Após receber as sugestões a Justiça Eleitoral realizou de 23 a 25 de janeiro deste ano um ciclo de audiências públicas para que os autores, previamente inscritos para falar, apresentassem contribuições. Foram aprovados quase 100 pedidos de uso da palavra e 80 pessoas se manifestaram durante as audiências.
Fonte: TSE com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI
Foto: Arquivo Justiça Eleitoral
MM/EM, DM-TSE
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI