TRE-PI participa do 12º Encontro CODEJE
...
Avanços tecnológicos, igualdade racial e pacificação das eleições foram alguns dos temas abordados no 12º Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), que aconteceu na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
O encontro teve como tema principal o balanço das eleições 2024 e contou com a participação do Juiz Lirton Nogueira Santos, membro da Corte Eleitoral piauiense e vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE -PI) e da assistente da EJE do Piauí, Juliana Marinho Melo Martins. O evento teve início na quarta-feira (4) e encerrou nesta sexta-feira (6).
A Primeira ministra negra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo participou do evento por videoconferência e destacou que, "sem igualdade racial e paridade de gênero nos espaços de poder e na política, a democracia é falsa".
No 12º Encontro do CODEJE foram discutidos também sobre mídias digitais, inteligência artificial e propaganda eleitoral.
A abertura do evento contou com a presença da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que participou, de forma virtual, na mesa de honra.
A presidente do TSE informou que será oferecido pela EJE do TSE, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), no início do próximo ano, um curso de atualização para as Eleições 2026.
O encontro é uma oportunidade para o diálogo e a troca de experiências entre os estados, reafirmando o papel estratégico das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) na promoção da cidadania e na qualificação de magistrados e servidores em Direito Eleitoral.
O que é a CODEJE
Criado em julho de 2013, em Recife (PE), o CODEJE tem como principais objetivos integrar e aperfeiçoar as Escolas Judiciárias, promover o intercâmbio de experiências e incentivar a produção científica e acadêmica na área eleitoral, sempre respeitando as peculiaridades de cada região.
Fonte: TRE/RJ
Texto: Yala Sena IMCOS/TRE-PI
Publicação da notícia: Xavier Filho/IMCOS - TRE-PI
Visite nossas redes sociais: @trepiaui