TRE-PI participa do 54º encontro do Colégio de Corregedores e Corregedoras
Magistrados e servidores discutem novas tecnologias e desafios da justiça eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) esteve representado no 54º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais, realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, em Florianópolis. Participaram do evento o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, a juíza auxiliar da Corregedoria, Melissa de Vasconcelos Lima Pessoa, e o chefe da Seção de Orientação às Zonas Eleitorais, Hugo Leonardo Ferreira Leite.
O encontro, reconhecido como um dos mais relevantes fóruns de debate e integração no âmbito da Justiça Eleitoral, reuniu magistrados e servidores das corregedorias dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. Com o objetivo de fomentar a troca de experiências e aprimorar as práticas judiciais e administrativas, o evento trouxe para o centro das discussões a organização das Eleições Municipais de 2024.
Durante os dois dias de encontro, os participantes abordaram temas como o combate ao abuso de poder, a adaptação das novas tecnologias ao processo eleitoral, os desafios e perspectivas da organização judiciária eleitoral, o uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a apresentação de experiências inovadoras na entrega das eleições, como a elaboração de guias bilíngues em línguas indígenas.
Ao longo do encontro, os representantes do TRE-PI participaram ativamente dos debates, compartilhando as boas práticas adotadas no estado e absorvendo conhecimentos que fortalecerão as ações da Corregedoria Eleitoral no Piauí. O desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas destacou a importância do evento como um espaço de convergência de ideias e fortalecimento da democracia. "Esses encontros são essenciais para alinharmos estratégias e avançarmos na entrega de uma Justiça Eleitoral cada vez mais eficiente e acessível", afirmou.
A programação, que se estendeu até a sexta-feira (6), incluiu painéis sobre temas de grande relevância e atualidade, como abuso de poder, avanços tecnológicos aplicados à Justiça Eleitoral, desafios estruturais e perspectivas no processo de organização judiciária eleitoral. Também foram abordados o uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e iniciativas inovadoras para promover a inclusão nas eleições, com destaque para a elaboração de guias bilíngues em línguas indígenas.
Júnior Andrade - IMCOS/TRE-PI