TRE-PI lança documentário sobre Central de Libras nas eleições 2024 e homenageia intérpretes

..

..

Na sessão por videoconferência desta segunda-feira (09/12), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) fez uma homenagem aos voluntários, voluntárias e idealizadores do projeto Central de Libras, iniciativa pioneira que foi destaque nacional no primeiro turno das eleições 2024 no estado.

Durante a sessão judiciária ordinária foi lançado um documentário mostrando como funcionou a Central de Libras e os serviços ofertados de acessibilidade e acolhimento ao eleitor, eleitora com deficiência, principalmente auditiva.

Assista ao documentário na íntegra pelo link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1CckFE9et0OLEj_mnkSTvE14PokNb_CjS/view?usp=drive_link

Este ano, o TRE montou uma equipe com tradutores de libras que atuaram de forma voluntária na véspera e no dia da eleição, 6 de outubro. Houve atendimentos na sede do Tribunal e equipe itinerante visitando locais de maior concentração de eleitores, além de receber demandas por videoconferência e no WhatsApp. Oito intérpretes de libras trabalharam incansavelmente para que a pessoa com deficiência exercesse seu direito ao voto.

A comunidade beneficiada elogiou a iniciativa do TRE do Piauí e agradeceu pelo serviço. A imprensa local e nacional destacou o trabalho da Central de Libras.

A diretora geral e Coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do TRE-PI, Silvani Maia Resende Santana, apresentou o documentário durante a sessão e ressaltou o trabalho do Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão - NSA/TRE-PI.

“Como foi um projeto pioneiro e inovador fizemos um documentário que depois teremos oportunidade de inscrevê-lo em algum prêmio futuramente. Fiquei muito feliz com a disponibilidade e boa vontade de todos esses voluntários. Esse é um grande diferencial da Central de Libras do TRE-PI”, disse Silvani Maia.

O presidente do TRE do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, também elogiou a iniciativa e lembrou que o Piauí tem mais de 380 mil eleitores, eleitoras com deficiência. O vice-presidente e Corregedor do TRE, desembargador Ricardo Gentil também parabenizou o Tribunal pela iniciativa.

“É mais um exemplo que a gente propagada para o Brasil afora, uma iniciativa pioneira e merece nossos aplausos”, disse Ricardo Gentil.

Fonte: Diretoria Geral - DG e Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica - ASPLAN/TRE-PI

Yala Sena - IMCOS/TRE-PI

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Praça Desembargador Edgar Nogueira , Nº 80. Centro Cívico,
Teresina-PI - CEP 64000-920 - Brasil

Ícone Protocolo Administrativo

Recepção Fórum Eleitoral de Teresina (+55 86) 3131-3400 Telefonia: (+55 86) 2107-9700
Tel: Recepção Sede (+55 86) 2107- 9732 / 9828
Ouvidoria - 0800 086 0086
Protocolo: (+55 86) 2107-9735

 

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento do protocolo das 07h às 19h

Acesso rápido