TRE-PI e ALEPI iniciam tratativas de parceria nas áreas de comunicação e gestão de memória
..
A utilização de ferramentas de comunicação como podcasts, vídeos curtos (drops), entrevistas com personalidades com grandes contribuições à Justiça Eleitoral para acervo histórico, produção de mídias curtas informativas (cortes) e documentários (som e imagem), sobre temas de interesse do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), com a utilização - a título de parceria - da estrutura de rádio e de televisão e da expertise técnica da TV Assembleia, foi tema de uma reunião realizada no final da manhã desta quinta-feira (12/12), no Gabinete da Diretoria Geral do TRE-PI.
Participaram deste encontro que marcou o início das tratativas, pelo TRE-PI, a Diretora Geral e Coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do tribunal, Silvani Maia Resende Santana; o Assistente II do Núcleo de Gestão de Memória, Henrique Conde Vieira; e o Chefe do Serviço de Imprensa e Comunicação Social, Donardo Borges do Nascimento Melo e Silva. E pela TV citada, que pertence a Assembleia Legislativa do Piauí - ALEPI, o Chefe de Gabinete da Presidência daquela Casa, Sérgio Gonçalves de Miranda; o Diretor Geral e o Diretor de Jornalismo, ambos de TV/Rádio, Raimundo Cardoso de Brito Filho e Fábio Henrique Cardoso Lima.
Ficou acordado, ao final dos trabalhos, a formatação de minuta de plano de ação e de organização de agenda de trabalho conjunta para a construção dessa parceria.
Após a reunião no Gabinete da DG, os representantes da ALEPI participaram de uma visita guiada ao Centro de Memória do TRE-PI.
O projeto Justiça Eleitoral - Memória Viva busca resgatar a história e os desafios da Justiça Eleitoral no Piauí e aproximar as cidadãs e os cidadãos da história e do funcionamento da Justiça Eleitoral no Piauí.
A ideia é produzir vídeos curtos, com duração de 15 a 20 minutos, com entrevistas exclusivas com desembargadoras, desembargadores, juízas e juízes, advogadas e advogados e servidoras e servidores que compartilharão suas experiências e perspectivas sobre o tema.
Os episódios seguirão uma estrutura dinâmica e envolvente. A periodicidade será adaptada à disponibilidade das entrevistadas e dos entrevistados.
O público alvo são cidadãs e cidadãos interessados em compreender a história e os desafios da Justiça Eleitoral, informando, educando, inspirando, e preservando a memória viva de um dos pilares fundamentais da democracia no Brasil.
Fonte: Diretoria Geral - DG e Núcleo de Gestão de Memória - NGM/TRE-PI
Fotos: Keity Coimbra e Donardo Borges - IMCOS e Rivelina Rimet - DG
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI