Fórum Eleitoral de Teresina recebe selo concedido pelo INMETRO
...
O Fórum Eleitoral de Teresina, recebeu na manhã desta quinta-feira (5/12) o selo de “Eficiência Energética” concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO) aprovado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) através da FADEX- Fundação Cultural e de Fomento a Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação.
A abertura da solenidade e o descerramento da placa com o referido selo foi feito pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Desembargador Sebastião Ribeiro Martins onde na ocasião informou está encerrando o ano eleitoral 2024 com duas boas notícias, o prêmio selo ouro concedido ao TRE-PI pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e agora o selo de Eficiência Energética concedido pelo INMETRO. “Vale destacar a importância da concessão desse Selo de Eficiência Energética ao Fórum Eleitoral de Teresina, cuja iniciativa apresenta-se alinhada ao Objetivo Estratégico de Promover a Sustentabilidade, a acessibilidade e a inclusão”, disse
Além do Presidente do TRE-PI estiveram presentes ao evento: Dra. Maria Luíza de Moura Mello e Freitas, Juíza membro da Corte do TRE-PI; Dra. Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, Juíza da 1ª Zona Eleitoral e Ouvidora do TRE-PI; Dra. Eliana Márcia Nunes de Carvalho, Juíza da 2ª Zona Eleitoral; Dr. Teófilo Rodrigues Ferreira, Juiz da 97ª Zona Eleitoral; Dra. Silvani Maia Resende Santana, Diretora Geral do TRE-PI e Coordenadora do Comitê Gestor de Política de Gênero; Professor Dr. Marcos Antonio Tavares Lira, Pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFPI – pesquisador do projeto; Dr. Walter Schel Alves da Costa Raposo, Secretário Judiciário; Dr. José Alves Siqueira Filho, Secretário de Orçamento e Finanças; Dr. Tadeu Almeida Martins, Secretário de Gestão de Pessoas e Dr. Raimundo Nonato Gonçalves Júnior, assessor de Planejamento e Gestão Estratégica do TRE-PI.
Em seguida o Cerimonial passou a palavra para a Diretora Geral do TRE-PI, Dra. Silvani Maia onde na sua fala ela declarou ser um dia de gratidão afirmando que esse selo é fruto de um projeto que nasceu em 2020, logo após a pandemia e hoje é uma realidade que vai proporcionar uma economia de recursos na ordem de R$ 90.000,00 (noventa mil reais) por mês ao TRE-PI.
Continuando o Cerimonial passou a palavra para o Pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFPI, Professor Marcos Antonio na solenidade representando o Prof. Dr. Fábio Rocha Barbosa, Coordenador de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da UFPI.
Em suas palavras ele esclareceu que em decorrência da referida contratação a equipe de Engenharia da UFPI-Departamento de Engenharia Elétrica, Coordenada pelo Prof. Fábio Rocha, comprometeu-se a realizar os procedimentos necessários junto aos orgãos/entidades de certificação para obtenção do Selo de Eficiência Energética relativo ao projeto de instalação de energia fotovoltaica no Fórum Eleitoral de Teresina.
No final da solenidade os idealizadores do projeto receberam certificado de agradecimento da administração superior do TRE-PI pela eficiência e qualidade da iniciativa.
Carta de agradecimento do Prof. Dr. Fábio Rocha Barbosa, Coordenador de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação ao TRE-PI
Teresina, 05 de dezembro de 2024
Hoje, creio ser um marco de honra e satisfação o fato de podermos celebrar um momento ímpar na história do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, ao entregarmos oficialmente a conclusão do projeto intitulado “Métodos inovadores de projetos fotovoltaicos implantados em ambientes eficientes no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí”. De fato, inovador por ser este pautado em pesquisa acadêmica desde sua concepção, no intuito de atender às necessidades mais emergenciais em termos de sustentabilidade, mas considerando a responsabilidade com os recursos públicos, tão valiosos emtodos os âmbitos de sua definição.
O ápice dessa entrega, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, que é proveniente de avaliação certificada do nosso respeitado INMETRO, foi resultado de um esforço coletivo que transcende a simples execução técnica, representando um marco de comprometimento com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade social.
Na certificação do projeto, por nós proposto, esta edificação recebeu a classificação de índice 5,6, superando com louvor a referência de nota 5, estabelecida para a etiqueta “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem. Tal desempenho reflete não apenas o rigor técnico de um projeto que nasce de pesquisa acadêmica, mas, sobretudo, a visão estratégica e o compromisso do TRE-PI em liderar pelo exemplo, demonstrando como a gestão pública pode se alinhar às melhores práticas globais em eficiência energética e sustentabilidade.
Em nome da equipe de pesquisadores da UFPI/FADEX que coordenei nesse projeto, agradeço à liderança visionária do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que, desde o início, abraçou este projeto com entusiasmo e determinação, acreditando no seu potencial de resultado. Reconheço também a dedicação dos gestores e funcionários deste Tribunal, que, mesmo enfrentando as exigências e desafios do seu labor cotidiano, foram parceiros essenciais na condução de todas as etapas deste trabalho.
Tenho comigo que este projeto é mais do que um símbolo de eficiência energética; é um testemunho
da capacidade transformadora das instituições públicas brasileiras quando atuam com visão de futuro, responsabilidade social e compromisso em torno de um objetivo. Que este resultado seja, portanto, um marco inaugural de uma nova era de parcerias exitosas entre o TRE-PI e a UFPI, alicerçada em valores comuns e no desejo de contribuir, de forma concreta, para a construção de um Brasil maissustentável e eficiente.
Concluo renovando meus votos de sucesso contínuo ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, cuja trajetória de excelência agora se vê enriquecida com esta conquista. Que este exemplo inspire outras
instituições e que possamos testemunhar este êxito se tornar um modelo a ser replicado por todo o país. Muito obrigado a todos!
Prof. Dr. Fábio Rocha Barbosa
Coordenador de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)
Fonte: Diretoria Geral do TRE-PI
Publicação da notícia: Xavier Filho (IMCOS)
Crédito das fotos: Keity Coimbra
Siga nossas redes sociais: @trepiaui