TRE-PI treina técnicos que atuarão nos Municípios nas Eleições de Conselhos Tutelares
..

Os representantes de municípios que vão atuar como suporte técnico (antigos técnicos de urna) nas Eleições do Conselho Tutelar 2023, marcadas para o dia 1º de outubro do corrente ano, começaram a ser treinados na manhã desta segunda-feira (18), no Auditório Desembargador Álvaro Brandão Filho, no Fórum Eleitoral de Teresina Juiz Francisco de Sousa Martins.
O Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Danilo Carvalho Franco Pereira e o Secretário de Tecnologia da Informação – STI/TRE-PI, Anderson Cavalcanti de Lima, estiveram presentes e fizeram a abertura dos trabalhos.
Em sua fala, o Diretor Danilo Carvalho deu às boas vindas aos presentes, destacou a disponibilização, via internet, de materiais didáticos com informações de apoio as(aos) participantes, e o fato de ser esta a primeira eleição de Conselho Tutelar com o uso de urnas eletrônicas em todos as cidades do Piauí. “Essa é uma diretriz repassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reafirmada pelo nosso Presidente, Desembargador Erivan Lopes, em nome de quem eu lhes dou às boas vindas e votos de um treinamento proveitoso e posteriormente um bom retorno aos seus municípios”, disse.
A capacitação prossegue no local, das 9h às 11h30min, ao longo dessa semana e até a próxima terça-feira (26) e abrange representantes dos 224 municípios do Piauí, divididos em cinco turmas por ordem de distância da Capital, com cerca de 40 pessoas por turma.
O conteúdo teórico e prático é apresentado pelas(os) servidoras(es) da Coordenadoria de Eleições Informatizadas – COELEI e Seção de Voto Informatizado – SEVIN, da STI/TRE-PI.
O objetivo é treinar as/os técnicos(as) quanto aos procedimentos que deverão ser adotados caso haja necessidade de efetuar alguma contingência em urna eletrônica de votação que, eventualmente, apresente algum travamento ou outro problema técnico no decorrer do dia da votação.
Ao final dos trabalhos, os representantes retornarão às suas cidades de origem já levando as respectivas urnas eletrônicas de votação e de contingência, carregadas ao longo das duas últimas semanas com os dados oficiais de candidatos e eleitores e lacradas, prontas para serem instaladas nas seções eleitorais e usadas a partir das 7h do dia 1º de outubro. O transporte é de responsabilidade de cada Prefeitura.
Para esse trabalho de carga, lacre e auditoria das 1.742 urnas eletrônicas de seção e 490 urnas eletrônicas de contingência, o TRE-PI utilizou o sistema ELCOM – Eleições Comunitárias, desenvolvido por servidoras(es) técnicas(os) da STI do tribunal. O sistema foi alimentado com os dados de candidatas(os), fornecidos de forma online e em rede segura pelos representantes credenciados das Prefeituras e/ou Conselhos Tutelares para operarem o sistema, e também, com as informações de agregações de seções eleitorais e de eleitoras(es) de cada localidade.
Nesta última semana de setembro está previsto o treinamento online das(os) mesárias(os) que trabalharão nas mais de mil seções eleitorais do Piauí que revelarão as/os novos(as) Conselheiros Tutelares do Estado.
Fonte: Secretaria de Tecnologia da Informação – STI/TRE-PI
Foto: Júnior Andrade - IMCOS/TRE-PI
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI