Teste da Urna: pré-inspeção do código-fonte começa nesta segunda (9)
Ao longo de duas semanas, investigadores poderão analisar diferentes comandos da urna eletrônica desenvolvidos pela equipe de TI da Justiça Eleitoral

A partir desta segunda-feira (9) até esta sexta-feira (13), um primeiro grupo de pré-inscritos no Teste Público de Segurança (TPS) da Urna 2023 participam da primeira semana de pré-inspeção do código-fonte da urna eletrônica.
A atividade ocorre em Brasília – DF, no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e conta com a participação de 13 pessoas dos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e do Distrito Federal.
Nesta fase, será possível analisar o conjunto de comandos existentes na urna desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do TSE. Uma segunda semana de análise do conjunto de comandos existentes na urna está prevista para ocorrer de 16 a 20 de outubro, quando outro grupo de participantes pré-inscritos, este com 21 pessoas, estarão em Brasília para a inspeção.
Até o momento, 85 pessoas tiveram a pré-inscrição aprovada. Desse total, 29 optaram por atuar sozinhos e outros 56 estão divididos em 15 grupos. Os participantes individuais e os representantes de cada equipe poderão agendar, com no mínimo 48 horas de antecedência, a visita ao TSE, em Brasília (DF), para análise do código-fonte.
As informações obtidas pelos pré-inscritos durante a inspeção serão utilizadas para subsidiar os planos de testes apresentados à Comissão Reguladora do evento, que poderá opinar pela aprovação ou não dos documentos.
Programação
Nesta segunda-feira (9), o evento teve início às 10h, com o credenciamento dos investigadores. O trabalho de pré-inspeção ocorreu a partir das 11h, após a explanação dos técnicos da Corte Eleitoral. Nos demais dias da semana, a sala de inspeção será aberta a partir das 10h.
Teste da Urna
O Teste da Urna é uma das etapas mais importantes de auditoria do sistema eletrônico de votação e ocorre desde 2009, tendo como alvo, especialistas em ciências da computação e programadores interessados em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento da urna eletrônica, dos sistemas eleitorais e do processo de votação brasileiro, que é 100% eletrônico.
Neste ano, o evento ocorre de 27 de novembro a 1º de dezembro, com o objetivo de fortalecer a democracia, a confiabilidade, a transparência e a segurança dos processos de captação e apuração dos votos, além de propiciar o aperfeiçoamento constante do processo eleitoral.
Assinatura Digital
Antes da inspeção, o código-fonte é assinado digitalmente para garantir que a programação verificada pelos participantes permaneça intacta até o término do Teste da Urna, em dezembro.
A assinatura digital é um mecanismo de criptografia usado para autenticar documentos eletrônicos, que serve para proteger dados e identificar a autoridade responsável pela informação.
Sala de vidro
A análise do código-fonte das urnas acontece em computadores instalados em uma sala de vidro localizada no subsolo do TSE.
Para ingressar na área, as/os participantes assinaram um termo de compromisso que será publicado no site oficial do TPS 2023. A análise é feita por meio de uma ferramenta de visualização disponibilizada pelo TSE.
Na semana do Teste da Urna, investigadoras e investigadores também terão oportunidade de avaliar o código-fonte a qualquer momento, uma vez que o conjunto de comandos permanecerá aberto para verificação em equipamentos montados no mesmo ambiente em que ocorre o evento.
Ciclo de Transparência Democrática
Na última quarta-feira (4), o anúncio da abertura do código-fonte das urnas e dos sistemas eleitorais para verificação de entidades fiscalizadoras foi feito em solenidade denominada de Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2024, com a presença da Corte do TSE, de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais, entre eles o TRE-PI, representado no evento pelo seu Presidente, Desembargador Erivan Lopes, além de diversas outras autoridades.
Fonte: TSE com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI
Arte: internet site Tecnoblog
DV/LC – TSE
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI