Eleitorado do Futuro, Segurança do Processo Eleitoral, Acessibilidade e Memória
Escola Judiciária do TRE-PI promove palestras sobre os temas e visita guiada ao Centro de Memória do tribunal
“Eleitora/Eleitor do Futuro”; “Urnas Eletrônicas - Funcionamento e Segurança"; e "Educação Ambiental e Sustentabilidade" são os temas de palestras que serão ministradas nesta quinta-feira (26), a partir das 8h, no Plenário Desembargador Heli Ferreira Sobral, no prédio Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), como parte das ações de cidadania e memória na Justiça Eleitoral, promovidas pela Escola Judiciária Eleitoral – EJE e pelo Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão - NSA do TRE-PI.
Além das falas abordando os temas acima referidos, o evento também contará com a exposição de duas urnas eletrônicas de votação, na parte externa do auditório e visita ao Centro de Memória do TRE-PI.
O conteúdo da primeira palestra - Eleitora/Eleitor do Futuro - será ministrado pela Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Clarissa Fonseca Maia, Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, advogada e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral - ABRADEP.
O próximo tema - Urnas Eletrônicas - Funcionamento e Segurança - será discorrido pelo Secretário de Tecnologia da Informação - STI/TRE-PI, Anderson Cavalcanti de Lima.
A palestra - Educação Ambiental e Sustentabilidade - será apresentada pela Professora, Pedagoga e Educadora Ambiental, Maria Izolda Monte, e a condução da visita guiada ao Centro de Memória do TRE-PI, localizado no hall de entrada do prédio Sede, será feita pelo servidor chefe do Núcleo de Gestão da Memória - NGM deste tribunal, Paulo Gutemberg de Carvalho Souza.
Além de autoridades, gestoras/gestores, servidoras/servidores, terceirizadas/terceirizados do TRE-PI, o evento também contará com a presença de alunos do Instituto Federal de Educação do Piauí - IFPI.
A iniciativa faz parte das ações de cidadania e memória desenvolvidas pela Escola Judiciária Eleitoral – EJE e do NSA/TRE-PI, por determinação da Administração Superior do tribunal, e cumpre a recomendação expressa na Resolução nº 136/2022, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, com reflexos no Prêmio CNJ de Qualidade.
Fonte: Escola Judiciária Eleitoral – EJE/TRE-PI
Banner: Breno Brito - Gráfica/TRE-PI
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI