TRE-PI promove curso sobre Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua
Curso tem como objetivo capacitar e sensibilizar magistrados e servidores da Justiça Eleitoral
A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) em parceria com o Comitê Multissetorial para promoção de políticas públicas de atenção a pessoas em situação de rua, o Comitê PopRuaJud do TRE-PI, realizou o curso "A Resolução CNJ nº 425/2021 e a Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua". A atividade contou com a participação da Defensora Pública Dra. Patrícia Ferreira Monte Feitosa, e de representantes do TRT-22, Justiça Federal e servidores do TRE-PI.
O curso ocorreu nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2023, na sede do Tribunal, e teve como objetivo atualizar, capacitar e sensibilizar magistrados e servidores da Justiça Eleitoral do Piauí, oferecendo uma compreensão aprofundada dos princípios estabelecidos na Resolução CNJ 425/2021.
Os instrutores convidados para compartilhar suas experiências e conhecimento foram o juiz federal Renato Câmara Nigro e o professor doutor André Luíz Freitas, este último reconhecido por sua atuação como pesquisador-extensionista e coordenador do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, no Programa Polos de Cidadania da UFMG. Ambos foram indicados por membros do Comitê PopRuaJud do CNJ.
A abertura do curso foi realizada pela Diretora-geral do TRE-PI, Denise Vieira Berger Miranda, e pelo Assessor de Planejamento e Gestão Estratégica, Raimundo Nonato Gonçalves Júnior. Na ocasião, a Diretora-geral destacou a importância do curso para o fortalecimento da Justiça Eleitoral como instituição inclusiva e comprometida com a garantia dos direitos de todos, inclusive das pessoas em situação de rua. Já o Assessor de Planejamento e Gestão Estratégica ressaltou a relevância da parceria entre o TRE-PI e o Comitê PopRuaJud para a implementação da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua no âmbito do Tribunal.
Os membros do Comitê PopRuaJud do TRE-PI, composto por Andrea Santiago Araujo Teixeira, Flávia Raphaela Franco Monteiro Barreto, Juliana Marinho Melo Martins e Tamara Ketlyn Sampaio Reis Nogueira Matias, representando diversos setores do TRE-PI, desempenharam papel fundamental na realização deste curso.
O curso representa um passo significativo na promoção de uma abordagem mais inclusiva e sensível, demonstrando o compromisso do TRE-PI em capacitar seus colaboradores para lidar com questões sociais complexas e relevantes para a sociedade.
A iniciativa reflete não apenas o comprometimento do TRE-PI com a excelência institucional, mas também sua responsabilidade social e compromisso em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Por Serviço de Imprensa e Comunicação Social