Julgamento da ação contra Bolsonaro será retomado na terça (27)
Ação de Investigação Judicial Eleitoral pede a inelegibilidade de Bolsonaro e Braga Netto
Nesta terça-feira (27), a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no YouTube será retomado o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE nº 0600814-85, que analisa o pedido do Partido Democrático Trabalhista – PDT, para que seja tornado inelegível o Ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro e o Ex-Vice-Presidente Walter Braga Neto, sob a alegação de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
O julgamento será retomado com a leitura do voto do relator da AIJE, Ministro Benedito Gonçalves, atual Corregedor Geral da Justiça Eleitoral. Após o voto de Gonçalves, irão se manifestar os Ministros Raul Araújo; Floriano de Azevedo Marques; André Ramos Tavares; Cármen Lúcia (atual Vice-Presidente do TSE); Kássio Nunes Marques (piauiense de Teresina); e por último, Alexandre de Moraes, atual Presidente do TSE.
Caso alguma julgadora ou algum julgador peça vista do processo, o julgamento fica suspenso por até 30 dias conforme prevê prazo regimental do TSE. Após esse período o processo deve ser devolvido à Mesa da Corte para ser pautado novamente para continuação do julgamento.
O início da deliberação da AIJE junto a Corte Superior começou na manhã desta última quinta-feira (22) com a leitura do relatório sobre a petição inicial, manifestação do Ministério Público Eleitoral e a sustentação oral feita pelo advogado do PDT e pelo advogado dos Ex-Presidente e Vice-Presidente. Às 12h40min o julgamento foi suspenso e será retomado nesta próxima semana, dia 22.
Fonte e Foto: TSE, com adaptações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social - IMCOS/TRE-PI
CM/LC, DB – TSE
Donardo Borges - IMCOS/TRE-PI