TRE-PI prossegue com as audiências de geração de mídias, carga, lacre e auditoria das Urnas Eletrônicas
...
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), por meio de suas Zonas Eleitorais, prossegue com as audiências de geração de mídias, carga, lacre e auditoria das Urnas Eletrônicas que serão utilizadas no 1° turno das Eleições 2022.
16ª Zona Eleitoral
A 16ª ZE, que engloba os municípios de União - sede - e Lagoa Alegre - termo judiciário, iniciou o procedimento na manhã desta segunda-feira (26), em audiência presidida pelo Juiz da zona em destaque, Roberth Rogério Marinho Arouche.
Também comparecem a Promotora Eleitoral Francisca Sílvia Silva dos Reis; a presidente do Partido Progressista (PP) em União e Vice-prefeita do município, Orcivane Alves Coelho; o presidente do partido Republicanos em União, Enéias de Sousa Moraes; bem como os advogados Gleyson Viana de Carvalho e Mariano Gil Castelo Branco de Cerqueira - representante do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em União-PI.
A audiência foi realizada por três dias, encerrando-se em 28/09/2022, com a realização de auditoria dos sistemas nas urnas e verificação dos arquivos. Neste momento, somente a Promotora Eleitoral participou das verificações. Foi realizada, ainda, a conferência e a demonstração da votação na urna da 173ª Seção Eleitoral, do município de União-PI.
Ao todo foram preparadas 180 urnas eletrônicas, todas do modelo 2020, sendo 138 para as seções de União, 30 para as seções de Lagoa Alegre, 12 urnas de contingência e mais 6 urnas de lona.
Compõem a equipe da 16ª ZE, que participou das audiências, o chefe de cartório Pedro Filho; a servidora requisitada Cátia Cilene Falcão; a atendente cartorária Gabrielle Costa, a agente de limpeza Fernanda Gomes, a servidora designada para auxiliar Valdênia Lacerda e os auxiliares de serviços eleitorais Andréia Castro, José Monteiro Junior, Lucas dos Santos, Nayara Pierote e Ricardo Machado Silva.
30ª Zona Eleitoral
A 30ª Zona Eleitoral - que possui sede em São Pedro do Piauí e termos nos municípios de São Gonçalo do Piauí, Agricolândia e Santo Antônio dos Milagres - realizou o procedimento de inseminação, carga e lacre das urnas na última quinta-feira (29).
O procedimento foi realizado no próprio Cartório Eleitoral, localizado no Centro do município, com a presença do Juiz Ítalo Márcio Gurgel de Castro. Para prestar suporte, Isabel Cristina Teixeira de Sousa - servidora requisitada - e João Luiz Araújo Júnior - servidor - foram designados.
A 30ª ZE conta, também, com o apoio de 6 técnicos de urnas e do Promotor Eleitoral Nielsen Silva Mendes Lima.
Em 2022, cerca de 8.963 urnas serão utilizadas durante as Eleições, de acordo com a Seção de Logística e Informações - SELOGI.
Fonte: Cartórios Eleitorais
K.C./D.B.