Eleições 2022: Informações Importantes da Coordenadoria de Eleições Informatizadas
Fique atento as informações repassadas pelo TRE-PI
Documento Oficial com Foto
Compareça ao local de votação portando um documento oficial com foto, mesmo com o e-Título instalado no celular, pois a mesária e o mesário poderá solicitar documentação complementar, em alguns casos.
As eleitoras e os eleitores que tenham requerido o alistamento, feita a regularização/transferência de seu título, mas sem coleta biométrica (foto, impressão digital e assinatura digital), devem comparecer ao local de votação com documento de identificação com foto.
Local de votação e Situação Eleitoral
Procure saber, com antecedência, onde você vota e como está sua situação eleitoral. Somente eleitores com situação REGULAR estarão aptos a votar; lembrando que mesmo que a eleitora ou o eleitor não tenha votado na última eleição, poderá estar REGULAR, pois o cancelamento só se dá com se não votar ou justificar em três pleitos consecutivos.
Também é interessante a consulta prévia do local de votação, tendo em vista que várias seções foram deslocadas provisoriamente para outros prédios, nestas eleições. Veja a matéria no site do TRE-PI no link abaixo:
Baixe o e-Título com antecedência
Eleitores e eleitoras precisam baixar o e-Título com antecedência, e até sábado, dia 1 de outubro, pois não será possível o download do aplicativo no domingo, dia da eleição. Para um eventual segundo turno, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro. Depois de baixar o e-título, a eleitora ou o eleitor deve entrar no aplicativo e informar os dados solicitados para a emissão do título digital.
Os serviços disponibilizados no aplicativo e-Título, tais como: consulta ao local de votação, impressão do formulário de Justificativa Eleitoral – RJE, entre outros, no domingo, poderão ser parcial ou totalmente interrompidos, mas existem outras formas de obter os serviços prestados pelo e-Titulo acessando o site oficial do TRE-PI e do TSE na internet (www.tre-pi.jus.br e www.tse.jus.br );
Biometria
Haverá identificação biométrica para a maioria das eleitoras e eleitores piauienses pois praticamente 100% do eleitorado do Estado já possui dados biométricos cadastrados. Também será feita a validação biométrica daqueles eleitores que tiveram sua biometria coletada por órgãos parceiros da Justiça Eleitoral.
Somente aquelas e aqueles que se alistaram durante a pandemia, ou que tenham algum problema com seus dados biométricos, deverão se identificar por meio da apresentação de um documento oficial com foto.
Fonte: Coordenadoria de Eleições Informatizadas – COELEI e Ouvidoria – TRE-PI
D.B.