Outubro Rosa
...

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), através da sua Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP, em parceria com a Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica - ASPLAN, promove a ação "Outubro Rosa", com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de sua força de trabalho, promover o diagnóstico precoce, e educar em saúde.
A iniciativa se desenvolve ao longo de todo o mês de outubro e conta com diversas atividades executadas para chamar a atenção das servidoras e dos servidores, além do público externo, para a importância das ações preventivas contra o câncer de mama, o tratamento contra a doença e o acolhimento as mulheres que vem enfrentando esse desafio ou que já o venceram.
Uma das ações visíveis foi a adoção de um laço rosa – símbolo da campanha em nível mundial, na página da intranet do TRE-PI, além de um contorno também rosa no entorno das caixas de diálogo do site. Foi realizada ainda uma atividade interna para a escolha do slogan a ser utilizado nas peças publicitárias da campanha no tribunal, cuja arte, produção e impressão também está sendo produzida pelo TRE-PI. A frase escolhida foi: “Outubro Rosa – Um gesto de amor próprio, uma causa de todos nós!”
Serão divulgadas ainda durante todo este mês matérias informativas sobre o câncer de mama, uma por semana.
Campanha de Arrecadação de Medicamentos em Caráter Solidário
Essa é outra atividade promovida pelo tribunal no Outubro Rosa, para obter medicamentos a serem doados para Fundação Maria Carvalho Santos, instituição sem fins lucrativos, que presta todo o apoio necessário as mulheres com câncer de mama, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a referida fundação, todos os remédios são aceitos. Portanto, a arrecadação pode incluir qualquer tipo de medicamento, desde que estejam dentro do prazo de validade. Os medicamentos devem ser entregues no dia dessa campanha, 18 de outubro, em caixa de coleta no hall de entrada do Edifício Sede do TRE-PI.
Também nesta mesma data, 18 de outubro, haverá palestra sobre o tema com o médico Luiz Ayrton Santos Junior; exposição e divulgação de informações; ações de atendimento ao público interno e externo e coffee break.
Para conhecer o trabalho da Fundação Maria Carvalho Santos visite o site da instituição que tem uma página informativa com respostas de médicos para “Dúvidas Frequentes” e uma cartilha em PDF, podendo ser acessada pelo link:
https://afonte.org.br/site/cancer-de-mama-duvida-frequentes/
Mais informações entre em contato com a Secretaria de Gestão de Pessoas do TRE-PI pelo telefone (86) 2107-9702.
Câncer de Mama
Todas as células do corpo humano se multiplicam e o câncer é uma doença causada pelo desenvolvimento anormal de algumas dessas células, que se replicam até formarem um tumor maligno.
Em relação ao câncer de mama, a doença acomete cerca de 66 mil mulheres a cada ano e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, este é o tipo mais frequente na mulher brasileira.
O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pela da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja. Também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço.
Ressalte-se que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.
Como descobrir a doença mais cedo?
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!
O que é o exame clínico das mamas?
É o exame das mamas realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.
O que é mamografia?
É um exame muito simples que consiste em um Raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.
O que pode aumentar o risco de ter câncer de mama?
Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.
O autoexame previne a doença?
O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!
O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?
Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.
Importante
Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
Fonte: Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP/TRE-PI
Instituto Nacional do Câncer
Arte: Breno Ponte de Brito
D.B.