Exposição fotográfica resgata autoestima de mulheres com câncer de mama
...

Melhorar a autoestima por meio da fotografia. Um ensaio fotográfico homenageia mulheres que passaram por tratamento de câncer de mama ou ainda enfrentam a doença. O projeto, que ganhou o nome de "Borboleta", marca o Outubro Rosa - mês de conscientização para o diagnóstico precoce do problema - e resgata a autoestima das pacientes em tratamento oncológico.
A exposição do ensaio fotográfico faz parte da campanha de prevenção do câncer de mama do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e estará disponível até o dia 14 de outubro, sexta-feira, no hall de entrada do Edifício - Sede.
A criação do projeto é da dupla de fotógrafos Gelia Gentil e Samir Gentil. Para esta edição do projeto, as imagens de sete mulheres foram registradas em um estúdio móvel com ajuda da maquiadora artística, Letícia Maria Rufino Macedo, que é filha da servidora do TRE-PI, Gislane Maria Rufino Lopes de Macedo.
A maquiagem consiste em figuras de borboletas desenhadas nos rostos e colos das homenageadas. Acompanhados das imagens estão os depoimentos das participantes sobre suas trajetórias de vida, o descobrimento da doença e os desafios do tratamento.
Em outras edições, foram homenageadas mulheres acometidas pelo câncer, homens amputados e pais que acompanham seus filhos portadores de necessidades especiais e pacientes em recuperação bariátrica.
Confira as imagens do projeto nas redes sociais dos fotógrafos:
Instagram: @geliaesamirfotografia
Tik Tok: @geliaesamirfotografia
Facebook: Gelia e Samir Fotografia
Campanha – O TRE-PI por meio da sua Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP, em parceria com a Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica - ASPLAN, promove a ação "Outubro Rosa", com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de sua força de trabalho, promover o diagnóstico precoce, e educar em saúde.
Outra atividade promovida pelo tribunal no Outubro Rosa, é uma campanha para obter medicamentos a serem doados para Fundação Maria Carvalho Santos, instituição sem fins lucrativos, que presta todo o apoio necessário às mulheres com câncer de mama, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a referida fundação, todos os remédios são aceitos. Portanto, a arrecadação pode incluir qualquer tipo de medicamento, desde que estejam dentro do prazo de validade. Os medicamentos devem ser entregues no dia dessa campanha, 18 de outubro, em caixa de coleta no hall de entrada do Edifício - Sede do TRE-PI.
Para conhecer o trabalho da Fundação Maria Carvalho Santos e obter informações importantes, visite o site da instituição: https://afonte.org.br/
Mais informações entre em contato com a Secretaria de Gestão de Pessoas do TRE-PI pelo telefone (86) 2107-9702.
Fonte: Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP/TRE-PI
J.A./K.C.