TRE-PI prepara Urnas Eletrônicas para Eleições Comunitárias em Teresina
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), através da sua Secretaria de Tecnologia da Informação – STI, Coordenadoria de Eleições Informatizadas – COELEI e Seção de Voto Informatizado, concluiu a preparação de urnas eletrônicas de votação e demais materiais, que serão utilizados nesta terça-feira (31) e quarta-feira (1) de junho, em quatro Eleições Parametrizadas (promovidas por empresas, entidades de classe, da sociedade civil, ou órgãos públicos) em Teresina-PI.
Uma dessas eleições será promovida nas empresas do grupo Med Imagem, para a escolha dos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, e da qual participarão cerca de 1.700 eleitores aptos.
A participação do TRE-PI em Eleições como a descrita acima são uma oportunidade da Justiça Eleitoral demonstrar a confiabilidade e segurança da urna eletrônica e do processo eleitoral brasileiro, além de possibilitar o exercício das práticas eleitorais por mesários e eleitores fora do período eleitoral para escolha dos ocupantes dos cargos públicos eletivos, e ainda fortalecerem a consciência política, o estado democrático de direito, oferecendo à sociedade, resultados rápidos, seguros e legítimos.
As Eleições Parametrizadas ou Comunitárias, utilizam software desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e são disponibilizados pela Justiça Eleitoral, para entidades da sociedade civil realizarem suas eleições internas desde 1997, um ano após o surgimento das primeiras urna eletrônicas.
O interesse de entidades no uso do voto eletrônico é uma demonstração da confiança que depositam na Justiça Eleitoral, pois são uma chancela à segurança da votação eletrônica, à rapidez na apuração e à transparência do processo eleitoral.
O TRE-PI já realizou, aproximadamente, duzentas eleições comunitárias, tendo alcançado múltiplas camadas da população. A lista vai desde reitores, diretores de escolas, de clubes, associações, centros acadêmicos, hospitais, entidades de classe, como OAB, CRM, CREA, CRC, CRMV, ADUFPI, SINTEPI, até eleições em agremiações partidárias e Conselhos Tutelares, envolvendo todo o eleitorado do Estado.
São parcerias como essas que possibilitam à Justiça Eleitoral uma efetiva aproximação com a comunidade, ressaltando seu papel social, ao envolver a população nos processos de escolha de seus representantes, de forma democrática, célere e transparente.
Fonte: Seção de Voto Informatizado - SEVIN/TRE-PI
Fotos: Larissa Homonnai