Programa Nacional de Prevenção à Corrupção realiza capacitação

                         Programa Nacional de Prevenção à Corrupção realiza capacitação

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), através de sua Coordenadoria de Controle Interno – COCIN, informa que será realizado o segundo evento de capacitação 2022, referente ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC, nesta quarta-feira (15), a partir das 10h, com transmissão ao vivo e aberta ao público, pelo canal do Tribunal de Contas da União – TCU, na plataforma de vídeos YouTube.

A Gestão da Ética e da Integridade são os temas das palestras, que têm como objetivo enfatizar a importância da gestão dos valores morais para a efetiva prevenção à corrupção, destacando pontos como: conscientização do tema nas organizações; código e comissão de ética; conflito de interesses; recebimento de presentes; participação em eventos; controle de variação patrimonial; e estruturas organizacionais dedicadas as atividades de controle interno.

Durante o evento também será anunciado o lançamento do primeiro curso do programa: "Mecanismo da prevenção: Conhecendo a gestão da ética e da integridade".

O TRE-PI integra o PNPC, compondo a Rede de Controle do Estado do Piauí, tendo como seus representantes na entidade, o Juiz Auxiliar da Presidência do tribunal, Valdemir Ferreira Santos, e como seu substituto, a Coordenadora de Controle Interno do TRE-PI, Iracema Lobo Lima.

O PROGRAMA

O PNPC tem o objetivo de contribuir para a redução dos níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

O programa conta com a participação ativa de mais de nove mil organizações públicas das três esferas e dos três poderes, o que representa quase 60% das organizações públicas de todo o país. Essas organizações fizeram o autodiagnóstico oferecido pelo sistema e-Prevenção e mapearam os riscos e as vulnerabilidades à ocorrência de fraude e corrupção, preparando as bases para implementação das melhores práticas de prevenção à corrupção.

O programa é executado pelas Redes de Controle dos Estados, com o patrocínio do TCU e da CGU e apoio da ATRICON, da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios - ABRACOM, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas-CNPTC, do CONACI e da Confederação Nacional de Municípios – CNM.

NO PIAUÍ

No Estado do Piauí, o programa é conduzido por Grupo de Trabalho composto pelas seguintes instituições: TCU, CGU, Tribunal de Contas do Estado do Piauí -TCE-PI, Controladoria Geral do Estado do Piauí -CGE-PI, Ministério Público do Estado do Piauí -MPPI, Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Tribunal de Justiça do Estado do Piauí -TJ-PI e Corregedoria Geral de Justiça do Piauí.

Também apoiam o PNPC no Estado, a Controladoria Geral do Município de Teresina -CGM, a Associação Piauiense de Municípios -APPM e a União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí.

Conheça mais sobre o PNPC acessando o portal em http://www.rededecontrole.gov.br/

Fonte: Coordenadoria de Controle de Auditoria Interna do TRE-PI

D.B.

 

 

Acesso rápido