Ouvidoria do TRE-PI mostra dados da participação de cidadãos/cidadãs em Janeiro 2022

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) divulgou nesta sexta-feira (4), os dados referentes a participação dos cidadãos/cidadãs em demandas apresentadas junto àquela unidade administrativa do tribunal, durante o mês de janeiro de 2022.
Nesse período compreendido entre os dia 1 a 31 de janeiro do corrente ano, foram realizados 236 atendimentos, classificados nos seguintes tipos: Pedido de Informação (218 manifestações ou 92,37%); Reclamação (9 manifestações ou 3,81%; e Solicitação de Providências (também com 9 manifestações ou 3,81%). O Índice de Resolutividade, ou seja, o percentual entre atendimentos e período de tramitação, foi de quase 100%, chegou a 99,17%.
O Serviço de Informação ao Cidadão - SIC foi o mais demandado, com 218 atendimentos, atingindo um percentual de (92%); e dentro dessa área, o tópico mais abordado foi, a exemplo do mês anterior, “Serviços ao Eleitor”, principalmente através de dúvidas sobre os procedimentos: alistamento eleitoral, revisão eleitoral e certidão de quitação eleitoral.
O aplicativo de mensagens WhatsApp foi, mais uma vez, o canal de atendimento mais usado pelos cidadãos no mês de referência para entrar em contato com a Ouvidoria do TRE-PI, correspondendo a 63%; seguido do e-mail (25%), formulário eletrônico (9%), e o telefone (3%).
A média de tempo de atendimento do SIC foi de 19 horas e o tempo médio geral, considerando todos os tipos de manifestações, foi de 1 dia e 6 horas.
Diferente do que ocorreu em dezembro/2021, neste mês de janeiro/2022, a Ouvidoria recebeu, até o fechamento dos dados, 37 avaliações de atendimento em resposta ao formulário de pesquisa de satisfaçãoreferente àquele mês, com Índice de Satisfação de 80% (Resposta Ótimo/Bom nos quesitos Clareza, Qualidade e Tempo de Resposta).
Foram encaminhadas 16 manifestações às áreas internas do tribunal para providências, das quais 14 já foram atendidas e 2 (duas) estão tramitando.
Houve ainda participação da Unidade na Reunião da Rede de Ouvidorias do Estado do Piauí, realizado no dia 26 de janeiro de 2022.
A Ouvidoria do TRE-PI é composta pelo Ouvidor Eleitoral, Juiz Teófilo Rodrigues Ferreira; Ouvidor Eleitoral Substituto, Juíza Lucicleide Pereira Belo; ambos Juízes Membros Titulares da Corte Eleitoral do TRE-PI; pelos servidores efetivos, Mara Jordane Silva Pinto e Expedito Pereira da Silva Filho; e pela estagiária Ingrid Mayara Sousa dos Santos.
Canais de Atendimento:
Aplicativo de mensagens WhatsApp: (86) 2107-9677
E-mail: ouvidoria@tre-pi.jus.br
Telefones (7h às 13h):0800 086 0086 ; (86) 2107-9677; (86) 2107-9678
Formulário eletrônico:https://sei.tre-pi.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=ouvidoria&id_orgao_acesso_externo=0
Site da Ouvidoria: https://www.tre-pi.jus.br/o-tre/ouvidoria/index
Ouvidoria TRE-PI
A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) atua na defesa dos direitos e interesses dos eleitores e eleitoras e para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo TRE-PI, em prol do fortalecimento da Democracia, a partir da participação indispensável da sociedade.
Fonte: Ouvidoria do TRE-PI
D.B./D.A.