TRE-PI realiza duas Eleições Comunitárias em 2022
...
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), após o encerramento do prazo legal de vedação a realização de pleitos eleitorais comunitários em ano de eleições oficiais, realizou duas eleições nessa modalidade, em 2022.
Um dos pleitos foi solicitado pela Associação Piauiense de Municípios - APPM, para escolha, no dia 12 de dezembro, dos membros da entidade para o mandato 2023/2024.
Para a eleição da APPM foram utilizadas duas urnas eletrônicas, sendo uma de seção e uma de contingência, envolvendo um total de 196 (cento e noventa e seis) eleitores.
A outra eleição, com a utilização de três urnas de seção e duas de contingência, foi solicitada pelo Conselho Tutelar do município de São Francisco de Assis do Piauí, localizado no Sudeste do Estado, distante cerca de 500 Km de Teresina, para escolha de dois conselheiros que completarão mandato relativo à última eleição da entidade, ocorrida em 2019.
Todo o eleitorado do citado município – 4.486 (quatro mil, quatrocentos e oitenta e seis eleitores), está apto a votar nesse pleito, que ocorrerá no dia 18 de dezembro, com duas urnas funcionando na sede do município e uma na zona rural.
O TRE-PI, ao realizar eleições comunitárias, objetiva divulgar a urna eletrônica, possibilitando o exercício das práticas eleitorais por mesárias/mesários e eleitoras/eleitores fora do período eleitoral, fortalecendo o Estado Democrático e oferecendo à sociedade, o resultado da vontade popular de modo rápido, seguro, transparente e limpo. As eleições comunitárias utilizam software desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A cessão de urnas e software específico é disponibilizado pela Justiça Eleitoral para entidades da sociedade civil realizarem suas eleições internas desde o ano de 1997, um ano após o surgimento das primeiras urnas eletrônicas, em 1996.
As entidades, ao solicitarem urnas eletrônicas para formalização de suas escolhas internas, demonstram a confiança no voto eletrônico e na Justiça Eleitoral, em razão da rapidez na apuração e da segurança e transparência do processo eleitoral.
Fonte: Seção de Voto Informatizado - SEVIN/TRE-PI
Foto: Ananias Júnior