Balanço de manifestações de eleitores junto a Ouvidoria do TRE-PI no mês de junho de 2021
O Índice de Resolutividade chegou a 97% entre os atendimentos fechados e em tramitação no período

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) que tem como Ouvidor o juiz de Direito Aderson Antônio Brito Nogueira, membro da Corte do TRE-PI, divulgou, no início deste mês de julho, os dados do trabalho desenvolvido pela unidade no período de 1 a 30 de junho do ano em curso, referentes as demandas dos cidadãos junto aquele canal dessa Justiça Especializada.
Ao longo de 30 dias do referido mês, foram registradas 232 manifestações assim classificadas: Pedido de Informação (223); Reclamação (4); Solicitação de Providências (2); Denúncia (2); e Elogio (1 manifestação).
O Índice de Resolutividade, ou seja, a relação entre os atendimentos com andamento fechado ou concluído e os atendimentos com tramitação no período foi de 97%.
O Serviço de Informação ao Cidadão - SIC permanece como o mais demandado; prestou 223 atendimentos (96%); e dentro dessa área, o tópico mais abordado, a exemplo de abril e maio/2021, foi “Serviços ao Eleitor”, com dúvidas principalmente sobre os procedimentos: alistamento eleitoral (1º título) e certidão de quitação eleitoral.
O e-mail foi o canal de atendimento mais usado pelos cidadãos para entrar em contato com a Ouvidoria do TRE-PI, correspondendo a 41,8% do total; seguido do telefone (37,5%) e do formulário eletrônico (20,7%).
A média de tempo de atendimento do SIC foi de 14 horas e 52 minutos e o Tempo Médio Geral, considerando todos os tipos de manifestações, foi de 1 dia e 22 horas.
Foram encaminhadas um total de 38 manifestações de eleitores às áreas internas do tribunal (Sede e Zonas Eleitorais) para providências. Dessas demandas, 36 já foram atendidas e 2 estão tramitando.
Eventos
Durante o mês de junho a Ouvidoria participou dos seguintes Eventos: Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias (dia 1º); Reunião Virtual da Rede de Ouvidorias Públicas do Estado do Piauí (dia 23) e dia 28 a Ouvidoria lançou a Campanha "Se liga, estudante", tendo em vista a grande demanda por informações que envolviam alistamento eleitoral por jovens no início do ano, em razão das instituições de ensino superior exigirem o título ou prova de quitação eleitoral para a matrícula dos estudantes aprovados e maiores de 18 anos.
Papel da Ouvidoria
A Ouvidoria do TRE-PI atua na defesa dos direitos e interesses dos cidadãos, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços prestados no âmbito da instituição e no fortalecimento da Democracia, a partir da participação indispensável da sociedade. Dentre suas atribuições está o atendimento à Lei de Acesso à Informação, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), regulamentada, na esfera do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí pela Resolução TRE-PI nº 250, de 7 de agosto de 2012.
Canais de Atendimento:
E-mail: ouvidoria@tre-pi.jus.br
Telefones: (7h às 13h): 0800 086 0086; (86) 2107-9677; (86) 2107-9678
Formulário eletrônico:
https://sei.tre-pi.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=ouvidoria&id_orgao_acesso_externo=0
Site da Ouvidoria: https://www.tre-pi.jus.br/o-tre/ouvidoria/index
Fonte: Ouvidoria do TRE-PI
F.X.F
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