TRE-PI inicia treinamento para implantação do PJe nas Zonas Eleitorais
Curso visa capacitação de servidores das Zonas Eleitorais para garantir uma implantação eficiente do sistema na primeira instância de jurisdição

Entre os dias 6 e 9 de agosto, acontecem as capacitações das primeiras turmas para implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas Zonas Eleitorais do Piauí, reunindo, nesse primeiro momento, servidores das zonas eleitorais de Teresina e Campo Maior.
O curso, que está sendo ministrado no Fórum Eleitoral de Teresina, em sua abertura contou com as presenças do Diretor-Geral do TRE-PI, Geraldo Mota Filho, e do Juiz Auxiliar da Presidência, Ítalo Márcio Gurgel.
O Diretor-Geral falou sobre o modo como o sistema, já implantado no segundo grau, facilita o trabalho dos magistrados, servidores e demais operadores do direito, bem como ressaltou o fato de que a implantação nas Zonas Eleitorais do Piauí se dá em conformidade com o cronograma do TSE, e que os treinamentos estão sendo planejados para que essa implantação ocorra de maneira consciente, com os servidores plenamente preparados para o bom uso do sistema.
Sobre o sistema
O PJe é um sistema que permite a tramitação de processos exclusivamente por via eletrônica, tornando a prestação jurisdicional mais ágil, eficiente, econômica e sustentável. Ele vem sendo implantado gradualmente na Justiça Eleitoral desde 2015, quando começou a ser utilizado inicialmente para a tramitação de algumas classes processuais originárias do TSE. Aos poucos, mais classes foram sendo incluídas, na medida em que o sistema passou a ser utilizado também pelos TREs.
Implantação
A Justiça Eleitoral está implementando o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as zonas eleitorais do país até o fim de 2019. A Portaria TSE nº 344/2019 – assinada pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber – torna obrigatória a utilização do sistema para proposição e tramitação de todos os processos no âmbito da JE já a partir da primeira instância. A Portaria também determina o cronograma de implementação da ferramenta em todas as zonas eleitorais do país.
Na primeira etapa, cerca de 27 das 82 Zonas Eleitorais do Estado começarão a utilizar integralmente o novo sistema de acesso a processos judiciais eleitorais.
Até o fim deste ano, a Justiça Eleitoral implementará o Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas nas 2.645 zonas eleitorais de todo o país. A implantação do sistema nas zonas eleitorais acontecerá em cinco etapas, tendo como critério a capacidade das localidades de conectividade com a internet.
Segundo a assessora-chefe do PJe, Simone Batalha, a meta é que, até o fim de agosto, todas as zonas eleitorais das capitais dos estados e do Distrito Federal, onde as conexões com a internet são mais eficientes, já estejam operando o sistema.
Em setembro, será a vez das localidades do interior que também dispõem de uma boa capacidade de conexão. No mês seguinte, o PJe será implementado em zonas de médio porte, onde a capacidade de conexão com a internet gire em torno de 2 MB, e, em novembro, será a vez das zonas que dispõem de pelo menos 1 MB de conexão. Por fim, em dezembro, passarão a operar o PJe as zonas eleitorais de localidades com menor capacidade de comunicação, onde a conexão se dará via satélite.
Devido à existência de comunidades com maior dificuldade de acesso à internet, está sendo desenvolvida a versão 2.1 do PJe, que já está no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) para validação. “Essa será uma versão ‘mais leve’, com maior tecnologia e que permitirá que o sistema ‘rode’ melhor nesses cartórios eleitorais que têm um link de comunicação baixo”, explica Simone.
Fonte: Serviço de Imprensa e Comunicação Social TRE-PI
Siga nossas redes sociais: @trepiaui