TSE faz Teste Público de Segurança em software da urna eletrônica

TSE faz Teste Público de Segurança em software da urna eletrônica

tre-pi-tps-2017TSE faz Teste Público de Segurança em software da urna eletrônica

O Teste Público de Segurança de 2017 começará amanhã, terça-feira (28)no TSE.  Dos 12 planos de teste apresentados, cinco visam encontrar inconsistências no software da urna eletrônica e outros sete focarão em ataques tanto ao sistema quanto às possíveis vulnerabilidades do equipamento, em tentativas de interferir no registro ou transmissão do voto.

O TPS 2017 se estenderá até a quinta-feira (30). O Presidente do TSE, Ministro Gilmar Mendes encerrará e divulgará os resultados encontrados pelos investigadores.

Durante os três dias de teste, os investigadores terão acesso, por meio de ações controladas, aos softwares da urna eletrônica e sistemas correlatos, com o objetivo de identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, além de apresentar sugestões de melhoria.

Investigadores selecionados para participar do TPS 2017 da Urna Eletrônica vão inspecionar os códigos-fonte do sistema eletrônico de votação nessa segunda-feira (27). Somente terão acesso aos códigos-fonte os investigadores inscritos que assinaram termo de confidencialidade.

Será feita a preparação do ambiente de testes para configurar equipamentos e outros dispositivos necessários para a realização dos planos de teste. Nos testes do sistema os investigadores vão simular “ataques” embasado em normas, artigos, publicações e outros trabalhos técnicos e científicos.

Acesso rápido