EJE-PI participa do IX Colégio de Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais
EJE-PI participa do IX Colégio de Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais
A Escola Judiciária Eleitoral do Piauí, representada por sua Vice-Diretora, Dra. Maria Célia Lima Lúcio e pela servidora Sheyla Maria Araújo Brito Sulichin, esteve presente na IX Reunião do Colégio de Dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais – CODEJE, realizado em Belo Horizonte – MG, nos dias 18 e 19 de maio.
O evento contou com a presença do ex-ministro do TSE, Henrique Neves, primeiro Diretor da EJE-TSE, que destacou o papel social das Escolas de levar cidadania para a população. Na ocasião, foi eleito o novo Presidente do CODEJE, o Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Espírito Santo, Dr. Aldary Nunes Júnior, que ressaltou a importância das Escolas na formação inicial e continuada de magistrados. O novo Presidente do CODEJE ressaltou que recente Resolução da ENFAM incluiu o módulo Direito Eleitoral no curso de formação inicial de magistrados, sob a direção da EJE-TSE e na capacitação dos servidores.
Ao final da Reunião foi aprovada a Carta de Belo Horizonte, documento que reúne sugestões e as conclusões do Encontro. Dentre outros temas, a Carta sugere que seja proposto à Escola Judiciária Eleitoral do TSE um Grupo de Trabalho para elaboração de um tutorial de gestão das Escolas Judiciárias Eleitorais, que deverá ajudar na organização administrativa e orçamentária das EJE's. Também sugere que seja reforçada a necessidade de aprovação do Planejamento Estratégico das Escolas Judiciárias Eleitorais, cuja minuta foi apresentada pelo CODEJE em 2016.