Assessores de Comunicação da Justiça Eleitoral se reúnem em encontro nacional em Brasília
Assessores de Comunicação da Justiça Eleitoral se reúnem em encontro nacional em Brasília
Os Assessores de Comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reuniram na última quinta (25) e sexta (26) em Brasília em encontro nacional. O evento debateu e definiu estratégias atuais para a área de comunicação da Justiça Eleitoral.
Na abertura do encontro o secretário-geral da Presidência do TSE, Luciano Fuck, lembrou que um dos principais focos da comunicação da Justiça Eleitoral é o cidadão brasileiro, especialmente agora, com a criação da Identificação Civil Nacional (ICN), criada pela Lei n° 13.444/2017.
No encontro foi apresentado o protótipo da nova urna eletrônica, constando um módulo impressor. O diretor-geral do TSE, Maurício Caldas de Melo, esclareceu sobre rezoneamento, que objetiva melhorar a sistemática de atendimento ao eleitor em todo o país. Cerca de 500 Zonas eleitorais deverão ser transformadas em centrais de atendimento aos eleitores e apoio logístico às eleições.
Ele adiantou que o atendimento ao eleitor não será prejudicado e não haverá alteração dos locais de votação. Uma vez executada a proposta de rezoneamento representará uma economia anual de aproximadamente R$ 74.000.000,00 aos cofres públicos.
O encontro discutiu a reestruturação do Portal do TSE e dos portais dos regionais tendo em vista melhorar a usabilidade por parte dos seus principais usuários, como jornalistas, advogados, eleitores, candidatos, partidos e órgãos de controle.
Um painel sobre o uso das Redes Sociais foi apresentado pela analista de políticas públicas do Facebook, Deborah Delbart, e pelo Diretor Executivo da WeGov, André Tamura. Ambos demonstraram as vantagens das redes sociais para a comunicação pública, ressaltando que a interação com o público deve ser também estimulada nas páginas oficiais.
O encontro contou ainda com oficinas nas áreas de TV e rádio e redes sociais, disponibilizadas aos assessores de comunicação da Justiça Eleitoral.