A HOMENAGEM QUE SE IMPUNHA

Artigo do Des. Edvaldo Moura, Presdiente do TRE-PI

des pedro amador martins de sa, patrono do forum eleitoral de paulistana/piA HOMENAGEM QUE SE IMPUNHA

Des. Edvaldo Pereira de Moura

Presidente do TRE-PI, Diretor da ESMEPI e

Professor de Direito Processual Penal - UESPI

 

Pedro Amador Martins de Sá é um piauiense, natural da invicta e tradicional Oeiras, que como cidadão e magistrado, abrilhantou o nosso Poder Judiciário, imortalizando o seu nome nas comarcas e zonas eleitorais em que judicou, pelo legado humano e jurídico que, como poucos, deixou entre os seus coetâneos.

 Por essas e outras razões, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, no afã de homenagear as grandes expressões piauienses que, no passado, ajudaram a construir a boa imagem e as tradições de honra e trabalho da Justiça piauiense, sentiu-se no dever de, em Sessão Plenária, submeter à douta apreciação dos seus integrantes, o  respeitável nome desse admirável e culto magistrado oeirense, como patrono do Fórum Eleitoral de Paulistana, a ser brevemente inaugurado.

 Magistrado por competência e vocação, em cuja atividade passou todos os anos de sua vida, o Desembargador Pedro Amador Martins de Sá, nasceu em Oeiras no dia 5 de outubro de 1890. Muito jovem, ainda, bacharelou-se em Direito pela Faculdade do Recife, criada no dia 11 de agosto de 1827, tendo sido laureado em sua turma, de que foi orador oficial, e como prêmio foi agraciado com uma viagem ao mundo europeu.

 Como geralmente ocorria com os jovens e promitentes bacharéis, iniciou suas atividades profissionais como Promotor Público no interior do Estado. Foi Juiz de Direito das comarcas de São Raimundo Nonato, Uruçuí, Jaicós e Oeiras, sendo que nesta última permaneceu por 26 anos, sem interrupção. Não é preciso lembrar que, no passado, o Juiz de última entrância gozava sua aposentadoria com as honras e os vencimentos de desembargador. Assim aconteceu com o doutor Pedro Amador Martins de Sá.

 Em passado recente, a figura do Desembargador Pedro Amador ficou para sempre gravada na memória do povo oeirense, como sendo a pessoa mais respeitada do seu tempo, de tal maneira que, já muito avançado em idade, quando passava pelas ruas da cidade, medindo lentamente seus passos, com dificuldade para andar, todos, indistintamente, em sinal de respeito, levantavam-se e tiravam o chapéu em reverência àquele que fizera da magistratura do seu tempo a mais sincera e castiça profissão de fé, exornada pela confiança do seu povo.

 A natureza, como sabemos todos nós, nos brindou com um elenco numeroso de grandes personalidades do mundo iluminado do Direito e da Justiça. E o Desembargador Pedro Amador Martins de Sá, indiscutivelmente, pelo que fez e pelo que foi, como cidadão e magistrado, é um dos mais brilhantes astros desta celeste constelação, merecendo, assim, um gesto de gratidão e de reconhecimento do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí à sua honrada memória com a colocação do seu nome no frontal do Fórum Eleitoral de Paulistana, como uma das nossas mais emblemáticas figuras da Justiça deste Estado.

 O Tribunal Regional Eleitoral, ao prestar esta singela, mas expressiva homenagem àquela figura carismática da justiça tradicional piauiense, estará, também, com certeza, ajudando a preservar um dos momentos da nossa história, cujo brilho e intensidade jamais poderão ser menosprezados pelas gerações presentes e futuras.

 Pelas múltiplas e intercorrente motivações, o colendo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, com a adesão do Ministério Público superior, à unanimidade de seus ilustres membros, acolhendo proposição do seu Presidente, houve por bem aprovar o nome do Desembargador Pedro Amador Martins de Sá, como patrono do Fórum Eleitoral de Paulistana, cidade criada pelo português Valério Coelho Rodrigues, um dos troncos ancestrais de que descende o homenageado.

Acesso rápido